11.04.2025 às 15:12h - Santa Catarina
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, teve aumento de 0,56% em março. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O indicador representa a maior alta para o mês de março em dois anos. O resultado também sinaliza uma desaceleração dos preços em relação a fevereiro, quando o IPCA foi de 1,31%. O desempenho também foi ao encontro do que era projetado por especialistas, que apontavam exatamente a expectativa de alta de 0,56%.
Os alimentos que puxaram a alta
O principal grupo que influenciou na alta dos preços em março foi o de “Alimentação e bebidas”, que teve alta de 1,17% em relação a fevereiro e respondeu por quase metade da alta dos preços.
Dentro do grupo de alimentos, os destaques foram para o tomate (+22,5%), ovo de galinha (+13,1%) e café moído (+8,1%).
O tomate teria aumentado por conta do calor, que acelerou a maturação em janeiro. No caso do café, o maior problema teria sido a falta de chuvas, que prejudicou a lavoura. Os ovos teriam registrado alta de preços por conta do aumento do milho, que serve de ração para galinhas, e também do aumento na demanda durante o período da quaresma.
Inflação no ano
No ano, a inflação oficial já acumula alta de 2,04%. Nos últimos 12 meses, a alta dos preços é de 5,48% e aumentou pelo segundo mês consecutivo. O índice também está acima da meta de inflação, que é de 3 pontos percentuais, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (o que na prática define o limite de 4,5% para alcançar o atingimento da meta).
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook