11.04.2022 às 17:28h - atualizado em 11.04.2022 às 17:39h - Geral
Bombeiros militares ministraram neste domingo, 10, um treinamento para as pessoas que realizaram o CBAE – Curso Básico de Atendimento a Emergências de forma online. Cerca de 30 pessoas foram recepcionadas na sede do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê para o TBAE.
O Treinamento Básico de Atendimento a Emergências, segundo o Soldado Elton da Silva Alves, é um treinamento prático do conteúdo abordado no CBAE e seu único objetivo foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos, pois na forma online eles tiveram apenas aulas teóricas e nada de prática.
Durante o treinamento, eles passaram por quatro oficinas práticas: Atendimento pré-hospitalar (APH), com Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), ministrada pelo Cabo Felipe Alberton; Imobilização e controle de hemorragias, aplicada pelo Soldado Gustavo Sutili; Combate a incêndio, com montagem de estabelecimento, através do Soldado Elton da Silva Alves, e Uso de extintores no combate às chamas, pelo Soldado Alan Sutili.
O coordenador dos bombeiros comunitários Soldado Elton, disse que os participantes vieram com muitas dúvidas, e isso é importante, pois mostra o real interesse dos participantes em aprender mais sobre o trabalho do bombeiro e ser efetivamente pessoas para ajudar na sociedade na prevenção e no primeiro atendimento em casos de emergências.
Para os que queiram continuar e se tornar Bombeiro Comunitário, o próximo passo é a inscrição no CBC – Curso de Formação de Bombeiro Comunitário. Existe uma previsão de abrir turma em Campo Erê metade desse ano.
Segundo o Soldado Elton, hoje, o quartel de Campo Erê tem atualmente 37 prestadores de serviço, que trabalham em escala alternada, mas o ideal seria pelo menos 60. Bombeiro comunitário é preparado para agir em várias situações, mesmo estando empregado em empresa privada. O próprio coordenador conta que já foi voluntário, gostou tanto da atividade que se tornou militar.
Quem ainda não fez a inscrição no CBAE online, ainda pode fazer, as inscrições ficam abertas até novembro. Basta acessar o site: https://ensinovirtual.cbm.sc.gov.br/
O curso básico pode ser feito em casa mesmo, com uma carga horária de 40 horas. Depois dessa formação estão aptos a fazer o TBAE – Treinamento Básico de Atendimento a Emergências e depois o CBC – Curso de Bombeiro Comunitário.
Foto(s): Márcia Macoski / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook