11.03.2025 às 14:49h - Agricultura

Itapiranga segue em destaque no volume de calcário na região Extremo Oeste

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Itapiranga segue em destaque no volume de calcário na região Extremo Oeste

O município recebeu cota inicial de 4.500 toneladas de calcário. Ainda existe a possibilidade de o volume final ser maior, com solicitação de cotas extras. Conforme o Extensionista Rural da Epagri de Itapiranga, Marcelo Rohden, no ano passa o programa de calcário da Secretaria de Estado da Agricultura entregou 4.860 toneladas para 180 produtores rurais de Itapiranga.

O agrônomo elogia o interesse dos agricultores na correção do solo e relata benefícios que resultam em maior produtividade. Rohden lembra que o governo estadual disponibiliza o calcário, a Cooper A1 é responsável pelo transporte até o depósito em linha Laranjeira. Já o município subsidia a entrega nas propriedades.

Segundo o Extensionista Rural da Epagri, as condições oferecidas, viabilizam a correção do solo, pois o custo é baixo para os produtores rurais. De acordo com Marcelo Rohden, Itapiranga é o município com maior demanda por calcário na região da Ameosc. Ele aponta alguns fatores que influenciam esta procura.

O uso frequente de lavouras de milho para silagem torna o solo mais vulnerável e com necessidade de correção. Outro fator é o aumento de produtores com esta preocupação em ter lavouras de alta produtividade. Segundo o Extensionista, pequenas propriedades também estão no roteiro de melhoramento da qualidade do solo a cada ciclo de safra.

O extensionista Rural da Espargi de Itapiranga destaca a importância do Programa Água para Todos. O governo estadual libera até R$ 100 mil para sistema de abastecimento nas propriedades agrícolas. Conforme Marcelo Rohden, é possível investir na captação, tratamento e armazenamento de água.

O investimento inclui a coleta de água das fontes e instalações de bombas em um sistema que gera um grande diferencial para as propriedades que buscam alto rendimento. Marcelo Rohden destaca que atualmente os plantéis são altamente exigentes, sendo necessário água de qualidade para aves, suínos e gado leiteiro.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.