11.03.2021 às 14:15h - atualizado em 11.03.2021 às 17:12h - Geral

Cresce mobilização para construção da ponte sobre o Rio Uruguai

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Cresce mobilização para construção da ponte sobre o Rio Uruguai

Mobilização pró-ponte sobre o Rio Uruguai ligando Itapiranga a Barra do Guarita ganha força. Trabalho conta com uma Comissão Mista formada por representantes da Ameosc, Amuceleiro, Facisc e associações empresariais do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Nesta quarta-feira, 10, foi realizada reunião para estabelecer metas que serão prioridades. Conforme o prefeito de Barra do Guarita e coordenador da Comissão, Rodrigo Locatelli, nesta sexta-feira, 12, terá reunião com o senador Jorginho Mello, às 14h em busca de apoio do parlamentar. O prefeito avalia que este é o momento de buscar apoio de empresas e da população. Reuniões realizadas recentemente registram avanços com apoio de senadores, deputado e até do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Primeira meta é concluir o processo de federalização da SC 163 em Santa Catarina e da RS 163 no Rio Grande do Sul. O processo catarinense já está concluído e aguarda apenas aceitação do Governo Federal. Já a parte gaúcha da rodovia ainda passa por avaliação da Assembleia Legislativa.

Rodrigo Locatelli afirma que ocorre crescimento significativo de apoio das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no movimento para construção da ponte. A comissão mista com integrantes dos dois estados tem a missão de integrar as novas gestões municipais e pressionar o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para aceitar a federalização e garantir o projeto de construção da ponte. O prefeito de Barra do Guarita diz que o passo seguinte será a busca de recursos com deputados e senadores. Locatelli diz que é importante atualizar as estatísticas de utilidade da ponte e trabalhar estrategicamente para dar mais um passo no processo.

Prefeito afirma que travessia com balsa atrasa o desenvolvimento regional. Expectativa é garantir a federalização da rodovia até metade de 2021. Em seguida o projeto da ponte terá maior apoio do governo federal e será possível aprofundar a organização com os parlamentares, obter recursos emendas de bancadas e incluir a ponte no orçamento da união. O coordenador da comissão, Rodrigo Locatelli, afirma que ainda não tem estimativa de valores que serão gastos, pois tudo depende do local da construção.

A equipe técnica do Denit precisa avaliar indenizações e trecho do rio em local mais estreito ou mais largo. O prefeito reforça que a mobilização parte da indignação devido o abandono do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Salienta que não é possível observar passivamente que os sejam investidos em outras regiões enquanto os trabalhadores diariamente perdem tempo na travessia do rio, além do atraso no desenvolvimento econômico.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.