11.02.2026 às 16:49h - atualizado em 11.02.2026 às 16:52h - Educação
O município de São João do Oeste é reconhecido como mais alfabetizado do Brasil. No censo de 2022, o IBGE colocou a cidade como líder da estatística nacional. Nesta semana, o Ministério da Educação reconheceu novamente a qualidade do ensino no município com o Selo Ouro na Alfabetização. Além de São João do Oeste, outras cinco cidades da Ameosc receberam o Selo do Ministério da Educação, sendo São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Itapiranga, Iporã do Oeste e Belmonte.
Conforme o Secretário de Educação, Éverton Wehner, para manter a qualidade de ensino, a Secretaria de Educação está iniciando o tempo integral. O objetivo é oferecer mais condições de desenvolvimento para os alunos. Houve a criação de uma nova coordenação pedagógica para atuar diretamente com os alunos que entram neste período de ensino integral.
O início neste ano ocorre com as turmas do pré um, na educação infantil. “A meta até 2028 é iniciar primeiro ano do ensino fundamental” afirma o Secretário de Educação. A nova equipe pedagógica terá atuação focada nos alunos que estarão neste período na escola.
O Secretário menciona que a ideia é desenvolver de forma mais individualizada os estudantes. “A gente quer separar isso um pouquinho, ter uma coordenação mais voltada para a educação infantil e uma outra coordenação mais voltada para os anos iniciais” explica Wehner.
Comentar pelo Facebook