10.12.2025 às 13:51h - atualizado em 10.12.2025 às 14:22h - Agricultura
A Extensionista da Epagri de Itapiranga anunciou a aposentadoria depois de 23 anos de atuação em diferentes atividades. A Extensionista Social em Itapiranga, Alésia Lauschner aponta destaques ao longo desta trajetória. Ela menciona com principal legado a produção e processamento de alimentos, incluindo a capacitação de centenas de famílias em busca de uma alimentação mais saudável. Alésia também chama atenção para o trabalho com plantas bioativas, em um trabalho realizado há vários anos.
Ela considera que “é fundamental fazer uso responsável das plantas bioativas”. Menciona o Horto Medicinal, no viveiro da prefeitura, na Barra do Macaco, em linha Laranjeira. A Extensionista foi responsável pelo modelo que serviu de inspiração para mais de 50 hortos na região, além de material compartilhado com universidades no Brasil e exterior.
Alésia Lauschner defende que o conhecimento popular deve estar aliado ao conhecimento científico para reduzir o risco de erro no uso das plantas bioativas para chás ou outros tipos de tratamento.
A Extensionista avalia que desde o início de sua profissão as mudanças foram constantes e bruscas nas atividades agrícolas. Alésia Lauschner, possui projetos de publicar atividades que desenvolveu ao longo dos anos de trabalho na Epagri.
Comentar pelo Facebook