10.11.2020 às 10:37h - atualizado em 10.11.2020 às 10:42h - Política

Bancada do Oeste cobra governo Estadual sobre ações em meio à estiagem

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Bancada do Oeste cobra governo Estadual sobre ações em meio à estiagem
Arq. Portal Peperi

Os deputados estaduais de Santa Catarina que formam a bancada do Oeste se reuniram na manhã desta terça-feira, 10, com setores do governo estadual para cobrar medidas e ações visando minimizar os prejuízos causados pela estiagem em todo o estado catarinense e principalmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste. A informação é do deputado e coordenador da bancada na Alesc, Maurício Eskudlark.

De acordo com ele, os parlamentares estão extremamente preocupados com essa questão e por isso se reuniram hoje com o secretário de Agricultura e secretário da Defesa Civil de Santa Catarina. Ele afirmou que o estado precisa trabalhar com ações permanentes e não pontuais em relação à estiagem.

Segundo Eskudlark, o governo precisa traçar planos preventivos de apoio á agricultura, suinocultura e produção de leite. Conforme ele, a estiagem é anual e por isso as ações precisam ser pensadas a curto, médio e longo prazo. Ele destacou que o objetivo com a reunião de hoje é saber qual será o apoio financeiro que o Estado pretende implantar aos setores agrícolas atingidos pela estiagem na região.

O parlamentar declarou que praticamente todos os municípios catarinenses estão em situação de emergência ou alguns até de calamidade pública devido à falta de chuva. Ele ressaltou que o governo tem demorado na hora de analisar os decretos enviados pelas prefeituras e isso acaba acarretando na falta de assistência técnica e financeira aos atingidos.

Eskudlark cobrou que o governo precisa adotar ações emergenciais e programar meios de atender o estado nessas situações climáticas. Ele comentou que a bancada do Oeste espera uma atenção maior nesse sentido por parte da governadora interina Daniela Reinehr. Ele disse que Daniela é da região e por saber das dificuldades deve tomar medidas imediatamente.

Eskudlark reforçou que Santa Catarina precisa se preparar para amenizar os impactos anuais causados pela falta de chuva.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.