10.10.2025 às 13:48h - atualizado em 10.10.2025 às 16:30h - Bombeiros

Corpo de Bombeiros busca soluções para dificuldade em acionar o 193 em Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Corpo de Bombeiros busca soluções para dificuldade em acionar o 193 em Itapiranga
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina avalia dificuldade em acionar serviço de emergência em Itapiranga. A demanda foi apontada pelo vereador de Itapiranga, Marino Spies, e surgiu devido aos constantes problemas enfrentados pela população para acionar o serviço de emergência pelo telefone 193.

O Comando dos Bombeiros de Florianópolis destinou o Sargento Ênio Pereira, da Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina para identificar a causa do problema em Itapiranga. O Vereador reuniu diversos relatos de situações graves, incluindo incêndios e que as pessoas não conseguiram acionar os bombeiros.

Segundo o Sargento Ênio, entre os problemas está a internet rural e ligações que são direcionadas para uma central no Rio Grande do Sul devido à proximidade de antena repetidora.

O integrante da Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina apontou negociações já em andamento para interligar as centrais de telefone para transferir as chamas de emergência. Destaca ainda que problemas sempre ocorreram, porém com aumento da população e presença de estrangeiros também gera nova demanda pelo serviço de emergência.

“As operadoras, elas mudaram de um modo analógico para o digital e, ao mesmo tempo, nós mudamos o nosso 193 do modo analógico para digital e mais a centralização. Isso deu conflito na mudança, conflito pela operadora. Muitos locais não direcionaram para um número novo digital, deixaram o número antigo” destaca.

O integrante da Divisão de Tecnologia da Informação comenta ainda que a projeção é de centralização ainda maior e que as pessoas não precisam se preocupar com centrais em grandes cidades. Atualmente, as ligações da região vão para uma central de atendimento em Chapecó.

“A pessoa não precisa se preocupar em passar os dados, porque a partir do momento que ele informa ao operador que ele está na cidade de Itapiranga, na rua tal, o operador já aciona através de um alarme remoto e esse alarme diz qual a viatura que tem que ir, qual a guarnição que tem que ir. Então, enquanto ele está passando as informações para o operador de Chapecó, a viatura já está indo no deslocamento aqui em Itapiranga” informa.

Conforme o Sargento Ênio Pereira, os bombeiros projetam ação regional para solucionar problemas com operadoras. Ele observa que o sistema de telefonia fixa não é mais viável para as empresas e o serviço de emergência não pode ser realizado por meio das redes sociais. Alternativas apontadas incluem o uso de Instagram e Whatsapp, além do aplicativo CBMSC Cidadão.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.