10.10.2025 às 08:58h - atualizado em 15.10.2025 às 09:57h - Santa Catarina

Brasil deve produzir 62 bilhões de ovos e consumir quase todos em 2025

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Brasil deve produzir 62 bilhões de ovos e consumir quase todos em 2025
Foto: Divulgação, NSC Total

Mais de 62 bilhões. Essa é a quantidade de ovos que devem ser produzidos no Brasil em 2025, de acordo com projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ainda, a associação estima que cada brasileiro deve consumir, em média, 288 ovos ao longo de todo o ano.

Isso quer dizer que, considerando a população do Brasil estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 213,4 milhões de habitantes para 2025, e que cada brasileiro deve consumir, em média, 288 ovos ao longo de todo o ano — ou seja, quase todos os ovos produzidos no país serão utilizados.

Ao todo, com base nos dados divulgados pela ABPA, estima-se que aproximadamente 61,4 bilhões de ovos serão consumidos internamente pela população brasileira. Com os resultados deste ano, o Brasil deverá alcançar, pela primeira vez, a lista dos 10 maiores consumidores per capita de ovos do mundo.

A lista é composta por países como México, Japão e China, que encabeçam o ranking de maiores consumidores. No México, por exemplo, são 360 ovos consumidos anualmente por habitante. Com a produção atual, o Brasil assume o sétimo lugar na listagem.

Nesta sexta-feira, 10, é comemorado o Dia Mundial do Ovo, com o mercado aquecido perante o novo recorde histórico previsto para este ano para o setor de produção.

Em 2026, o ritmo no Brasil deve continuar aumentando, com produção estimada de até 65 bilhões de ovos, de acordo com o presidente da ABPA e presidente do conselho do Instituto Ovos Brasil (IOB), Ricardo Santin.

Dessa forma, o país chegaria a 306 ovos por habitante, se aproximando dos patamares atuais da China, que consome aproximadamente 310 ovos per capita por ano, podendo avançar ainda mais no ranking de maiores consumidores.

— Estamos vivendo uma nova era para o setor de postura. O ovo tem ganhado espaço em todos os perfis de consumo, impulsionado por fatores como acessibilidade, versatilidade e alto valor nutricional. Ao mesmo tempo, o setor tem se beneficiado de custos mais ajustados e maior presença nas mesas dos brasileiros, o que sustenta a perspectiva de crescimento consistente nos próximos anos — afirma Santin.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.