10.09.2024 às 14:39h - Geral
Nesta segunda-feira, 9, foi comemorado o Dia do Médico Veterinário, profissional bastante presente em diferentes áreas que envolvem o agronegócio. Domicílio Stefanello, de 70 anos de idade, 45 anos de atuação na Prefeitura de Itapiranga, fala com empolgação sobre a profissão que escolheu. Contratado em 1979 para substituir o veterinário alemão Hans Fischer, ele iniciou uma trajetória que mantém atualmente.
Sttefanelo lembra que foi contrato pelo ex-prefeito, já falecido, Ottmar José Schneiders e com a missão clara de contribuir com os produtores rurais, no período que Itapiranga ainda tinha os territórios atuais de Tunápolis e São João do Oeste. Ele destaca as dificuldades no início do trabalho e os diversos programas implantados neste período que atua como funcionário público.
Domicílio Stefanello cita a importância no trabalho clínico, auxiliando os produtores rurais. Natural de Tapera, no Rio Grande do Sul, o veterinário já contribuiu com mais de 300 estagiários que concluíram o curso acompanhando seu trabalho. O Veterinários lembra que na época que esteve na faculdade, no Camping da PUC, em Uruguaiana, eram apenas 17 opções de cursos no Brasil e atualmente são 536 cursos de medicina veterinária registrados no Conselho Federal.
Sttefanelo afirma que ainda tem muito espaço para novos profissionais, pois o campo de atuação ampliou e atualmente os veterinários estão presentes desde as áreas burocráticas, administrativas e ainda contam com amplo espaço em setor público e privado. Um dos orgulhos nos 45 anos de profissão é o Programa de Melhoramento Genético, que iniciou com menos de 20 inseminações mensais e atualmente são mais de três mil inseminações por mês.
O Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da UCEFF, Ramiro Bonotto, destaca que o Brasil é o país com maior número de cursos desta profissão. Ele destaca que o Conselho Federal de Medicina Veterinária possui 536 cursos de medicina veterinária credenciados. Bonotto lembra que o curso em Itapiranga iniciou em 2006, tendo suas primeiras turmas formadas em 2011. Já são quase 20 anos na busca de formação de profissionais de excelência para esta área do mercado de trabalho.
Conforme Ramiro Bonoto, já são mais de 800 profissionais formados pela UCEFF e grande parte com bons empregos no mercado brasileiro e também no exterior. Atualmente o curso de medicina veterinária da UCEFF conta com 378 acadêmicos, sendo que destes 70 estão em estágio final assim chegando para o mercado de trabalho no final deste ano.
Comentar pelo Facebook