10.09.2024 às 09:32h - atualizado em 10.09.2024 às 09:34h - Cultura

Encontro Internacional de História vai debater os quase 100 anos de Porto Novo

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Encontro Internacional de História vai debater os quase 100 anos de Porto Novo
Foto: Arquivo Rede Peperi

O atual território de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste tem destaque em vários aspectos. Estudiosos vão promover diversos momentos marcantes nos três municípios visando destacar aspectos que são relevantes. O Quarto Encontro Internacional de História será em novembro, na cidade de Itapiranga. Também terá programações em São João do Oeste e Tunápolis, território da antiga Porto Novo.

As edições anteriores do evento ocorreram duas vezes em Rivera, no Uruguai e uma etapa em Silveira Martins, no Rio Grande do Sul. Conforme o Escritor e Historiador, Douglas Franzen, o evento também serve de preparação para o Centenário de Porto Novo, que será comemorado em 2026.

No período de 14 a 17 de novembro terá uma intensa programação com representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Argentina, Uruguai e Paraguai. O Escritor e Historiador, Douglas Franzen destaca que o Encontro terá parceria da Universidade Federal de Santa Maria, UCEFF e diversas empresas. Franzen avalia que, Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis possuem uma grande valorização da história por parte do poder público e também das pessoas e por isso o Encontro Internacional vai proporcionar grandes debates.

Conforme o Historiador, o evento vai contribuir inclusive com setor que cresce na região relacionado ao interesse de promover ações em prol do turismo aproveitando elementos culturais. De acordo com Douglas Franzen, o grupo de trabalho está organizado há três anos para promover debates sobre a região de Porto Novo.

Em 98 anos de fundação a microrregião mantém aspectos dos colonizadores com valores genuínos e verdadeiros que geram muito orgulho. Segundo o Escritor e Historiador, Douglas Franzen, o Quarto Encontro Internacional de História será um divisor de águas. Ele comenta que o evento será itinerante nos três municípios.

Itapiranga terá maior presença, incluindo atividades em Sede Capela, linha Becker e Centro Histórico Germânico. Outros momentos vão contemplar programações em Tunápolis e São João do Oeste. De acordo com Franzen, estão sendo organizadas apresentações dos grupos culturais e também serão apresentados 45 trabalhos desenvolvidos nos três estados do sul e também da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.