10.04.2025 às 20:30h - Geral

Com mais de 120 milímetros em 24 horas, chuva intensa deixa cidades de SC embaixo d’água

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Com mais de 120 milímetros em 24 horas, chuva intensa deixa cidades de SC embaixo d’água
Foto: Divulgação/ Ascom

Ao menos cinco cidades catarinenses registraram alagamentos nesta quinta-feira (10) por conta da chuva forte que atinge a Grande Florianópolis e o Sul do Estado. Até o momento, foram registrados quedas de árvores, imóveis ilhados e aulas suspensas. Imbituba decretou situação de emergência e tem oito famílias desalojadas.

Na capital, Florianópolis, os temporais intensos fizeram com que a cidade entrasse em estado de atenção. De acordo com a Defesa Civil municipal, a Capital registrou mais de 70 milímetros de chuva nas últimas 6 horas, com transtornos em diversas regiões.

Os bairros Campeche e Ribeirão da Ilha estão entre os mais afetados, e caminhões hidrojato foram enviados para atuar nesses pontos mais críticos. Ainda, uma família ficou ilhada em uma casa nos Ingleses, no Norte de Florianópolis, segundo os bombeiros. As vítimas foram retiradas do local em segurança.

Segundo a prefeitura de Florianópolis, foram registrados diversos pontos de alagamento nas regiões sul, leste e norte da Ilha, com destaque para bairros como Campeche e Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho, e Ingleses.

Equipamentos como hidrojatos, caminhões e escavadeiras foram disponibilizados pela prefeitura para atendimento emergencial.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu quatro ocorrências relacionadas a quedas de árvores nas seguintes regiões:

- Uma averiguação de corte de árvore na Av. Rio Branco, Florianópolis

- Um corte realizado na Rua Tenente Silveira, Florianópolis

- Um corte na Rua dos Peescadores, Palhoça

Aguardando a chegada da CELESC para uma averiguação na Rua Admar Gonzaga, Florianópolis.

Ainda, uma árvore caiu sobre a fiação no Morro da Lagoa, próximo à entrada do Córrego Grande. Segundo a Defesa Civil Estadual, houve alagamentos e enxurradas em diversos pontos, com impacto no trânsito e em residências.

A cidade segue em estado de atenção e o Grupo de Respostas aos Desastres, formado por equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Secretaria de Infraestrutura, está atuando nas ocorrências registradas, segundo a prefeitura.

Chuva deixa estragos no Sul do Estado

No Sul do Estado, as cidades de Jaguaruna, Imbituba, Imaruí, Sangão registraram alagamentos. Por lá, as fortes chuvas começaram já na noite de quarta-feira (9) e continuam nesta quinta-feira (10).

Em Imbituba, por conta cheias registradas em diferentes áreas da cidade, as aulas na rede municipal de ensino foram suspensas no período da tarde. Segundo a Defesa Civil, oito famílias estão desalojadas, 30 vias ficaram interditadas e 50 habitações foram afetadas. A cidade decretou situação de emergência por conta das chuvas.

Já em Jaguaruna, a situação ficou mais crítica na manhã desta quinta, momento em que o município registrou diversos pontos de alagamento. Três postos de saúde ficaram alagados e duas casas sofreram interdições parciais.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.