10.03.2025 às 15:34h - Saúde
Crianças menores de 15 meses, precisam receber vacinas com mais frequência. A vacinação é uma prevenção importante para diversas doenças, desenvolvendo imunidade nos recém-nascidos. Conforme a Enfermeira da Secretaria de Saúde de Itapiranga, Jacqueline Hermes, além do leite materno, a vacina tem um papel crucial para auxiliar a saúde dos pequenos.
Ela menciona que o pedido é para que os pais fiquem atentos aos prazos para as vacinas. Jacqueline explica que quando as doses são realizadas, os profissionais da sala de vacinas marcam a data da segunda dose, conforme as orientações do ministério da saúde.
De acordo com a enfermeira, as vacinas não podem ser antes do prazo e podem ter uma alteração de, no máximo, dois dias, depois do período marcado na caderneta. Segundo Jacqueline Hermes, a sala de vacinas está entrando em contato com as famílias para lembrar do período, mas os pais precisam ficar atentos. Ela considera que o trabalho dos profissionais da saúde visa melhorar os índices de imunização.
Jacqueline Hermes chama atenção para os pais incentivar adolescentes a tomar vacina do HPV. Introduzida no calendário vacinal do SUS e com faixa etária ampliada, a vacina do HPV é muito importante para a prevenção da doença sexualmente transmissível.
Conforme a Enfermeira da Secretaria de Saúde, JACQUELINE HERMES, muitos adolescentes não fazem a vacina por medo. Para ela, os pais devem incentivar os filhos a tomar a vacina, orientando sobre o risco e os benefícios. Jacqueline menciona que a vacina é disponibilizada para todos os adolescentes do município.
Ela comenta ainda que o vírus é simples e pode não causar problemas graves, mas em caso de evolução, pode gerar inúmeros problemas, como câncer. Segundo Jacqueline Hermes, quanto mais precoce a vacinação do HPV for feita, o organismo desenvolve maior imunidade, sendo fundamental para a prevenção.
Comentar pelo Facebook