10.01.2025 às 16:39h - Educação
A Secretaria de Educação de São João do Oeste projeta as ações do ano letivo de 2025. Além dos encaminhamentos normais no início do ano, o município precisa ter atenção especial com o transporte escolar. Sem licitação antecipada, a equipe precisa agir rápido para atender os prazos legais e garantir o transporte para os alunos.
O Secretário da Educação de São João do Oeste, Éverton Wehner, afirma que foi solicitado para a administração anterior, realizar a licitação do transporte escolar, porém nada foi feito. O Secretário comenta que a merenda escolar ainda tem processo de licitação ativo até fevereiro, sendo possível iniciar o ano letivo, porém o transporte dos estudantes necessita de atenção especial.
Ele menciona que foi pedido para o governo anterior renovar os contratos, porém não foi atendido. Cita que está sendo realizada força tarefa para finalizar os contratos e deixar tudo pronto até fevereiro. Secretário da Educação de São João do Oeste, considera essencial valorizar a formação continuada dos professores. Este trabalho já será realizado na primeira semana de fevereiro.
Conforme Éverton Wehner, a secretaria vai priorizar o trabalho de apoio pedagógico nas escolas com valorização dos professores que estão em sala de aula. Ele avalia que desta forma é possível melhor os índices da educação de São João do Oeste. O Secretário considera que a qualidade da educação no município passa pelo protagonismo de diferentes seguimentos do setor.
Segundo Wehner, os profissionais que estão em sala de aula precisam de auxílio e suporte para repascerem conhecimento aos alunos. Os professores retornam no dia três para planejamento e formação continuada. O início das aulas ocorre no dia 10.
De acordo com o Secretário da Educação de São João do Oeste, o momento é de formação de turmas em cada escola e também de definição da gestão escolar, com nomeação de diretores das escolas municipais. Eles possuem mandato de dois anos e na sequência ocorre novo processo de eleição com participação da comunidade escolar.
Segundo Wehner, a secretaria está em uma força tarefa para conferir todas as matrículas. Nos próximos dias vai ocorrer a escolha de aula dos professores efetivos e na sequencia formação do quadro de vagas dos ACTs, que necessita ser feito ainda em janeiro.
Comentar pelo Facebook