09.12.2024 às 14:29h - Esportes

Grêmio anuncia a saída do técnico Renato Portaluppi

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Grêmio anuncia a saída do técnico Renato Portaluppi
Foto: Pedro Piegas

O Grêmio anunciou no começo da tarde desta segunda-feira a saída de Renato Portaluppi do comando técnico da equipe. A decisão foi tomada no final da manhã de hoje, depois que o presidente Alberto Guerra se reuniu com o treinador no Hotel Deville, na zona Norte de Porto Alegre. No encontro, Renato relatou o desejo de deixar a Arena.Em nota, o clube informou que a mudança aconteceu por um pedido de Renato. Dessa forma, o clube deverá procurar um novo treinador nos próximos dias.

A reunião entre Renato Portaluppi e o presidente Alberto Guerra demorou cerca de 45 minutos. Após o encontro, o mandatário gremista passou pela imprensa no saguão do Hotel Deville Premium e não quis falar. Com a cara fechada, ele já indicava a decisão que acabava de ser tomada e que, em seguida, foi anunciada no site oficial do clube.

Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador.

O ano mais vitorioso do ex-comandante gremista foi 2016. Substituto de Roger Machado, Renato acumulou o título da Copa do Brasil, conquista que encerrou período de 15 anos de seca de títulos nacionais. Em 2017, o Tricolor venceu a Libertadores e foi para o Mundial de Clubes. Já no ano de 2018 o Grêmio conquistou a Recopa Sul-Americana e o Gauchão sob o comando de Portaluppi. Nos três anos seguintes, somou mais três títulos estaduais.

Renato voltou ao clube em setembro de 2022, substituindo Roger Machado na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Em dez partidas, venceu 5, empatou 3 e perdeu apenas duas. A campanha colocou o Grêmio na Série A do Brasileirão.

De contrato renovado com a nova gestão, agora sob o comando do presidente Alberto Guerra, Renato iniciou a temporada de 2023 com um reforço de ouro: Luis Suárez. O Grêmio ganhou a Recopa Gaúcha com três gols de Luizito em sua estreia. Meses depois, o Tricolor conquistaria o hexa do Gauchão, o quarto com Renato na casamata, diante do Caxias.

Na sua quarta passagem pelo clube, Renato comandou 137 jogos do Tricolor, com 60 vitórias, 27 empates e 40 derrotas. O aproveitamento é de apenas 50,3%.

Fonte: Correio do Povo

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.