09.09.2025 às 15:46h - atualizado em 09.09.2025 às 15:58h - Economia
São João do Oeste apresenta nesta terça-feira, 9, a noite dados para projetar novas ações em diversos setores. O programa Diagnóstico Socioeconômico foi desenvolvido pela FACISC, a Federação das Associações Empresariais e pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local. A apresentação dos dados oficiais do estudo ocorre às 19h30, na Câmara de Vereadores. A FACISC aplicou método reconhecido internacionalmente para alcançar dados precisos.
De acordo com a Diretora de Indústria, Comércio e Turismo, Silvane Baumgarten, o objetivo é promover cooperação entre o poder público, a sociedade civil e outros setores produtivos. As áreas estratégicas abordadas em 48 entrevistas foram agricultura, pecuárias, serviços, comércio, indústria, turismo, educação, saúde cultura, esporte, segurança e serviço público.
Silvane Baumgarten considera fundamental avaliar os pontos fortes e fracos para elaborar o plano estratégico de desenvolvimento com metas e ações concretas para o futuro. “Foram quatro dias de trabalho com propósito de ter um estudo sobre a realidade atual do município e subsidiar a definição de ações prioritárias e decisões futuras com base em evidências” explica.
As 48 lideranças locais foram indicadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. O foco esteve em dados estatísticos do município, com a coordenação da equipe de consultores da Facisc. Os gestores públicos já acompanham o trabalho que a FACISC realiza no Comércio e Indústria. Foram observados municípios que são referência com o trabalho do DEL. Em uma visita técnica da Associação Empresarial, na cidade Treze Tílias, foi constatado a eficiência do instituto.
“A posse destes dados marca o início de uma nova etapa para o desenvolvimento local, baseada em informações concretas, com escuta ativa e ampla participação de lideranças” disse Silvane. Os debates nas diversas áreas de atuação contribuíram para a composição do diagnóstico socioeconômico local.
O Diagnóstico Socioeconômico foi elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local, responsável por pesquisas, diagnósticos, assessorias e apoio metodológico aos municípios que adotam o modelo DEL. De acordo com Silvane, São João do Oeste busca suporte para ações que vão impactar o desenvolvimento econômico do município e das empresas.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Associação Empresarial tiveram atuação direta nos projetos desenvolvidos para o Diagnóstico Socioeconômico. O trabalho é feito com o máximo de cuidado visando apoiar o planejamento do futuro do município visando estratégias para o desenvolvimento nos próximos 20 anos. Silvane chama atenção para apoio ao turismo, setor que ganha protagonismo para atingir um índice mais elevado do seu potencial. “O turismo deixou de ser apoiado e agora a meta é expandir as atrações e ter maior número de turistas durante o ano” conclui.
Comentar pelo Facebook