09.09.2025 às 16:30h - atualizado em 09.09.2025 às 16:42h - Extremo Oeste
Pacientes que esperavam até quatro anos para realizar cirurgia bariátrica pelo SUS no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina estão sendo atendidos em poucos meses. A mudança aconteceu após o credenciamento do Hospital São Miguel, em Joaçaba, pela Secretaria Estadual da Saúde.
Desde o ano passado, a unidade passou a ser referência na região e já realizou mais de 300 procedimentos cirúrgicos voltados para o tratamento da obesidade.
Segundo a diretora assistencial do hospital, Fabiane Felisbino, o impacto foi imediato. “Antes, os pacientes da nossa região eram encaminhados para Lages, que não tinha estrutura suficiente para atender toda a demanda. Isso aumentava muito o tempo de espera”, explicou.
Atualmente, o hospital realiza em média 50 cirurgias bariátricas por mês. Com a reestruturação do atendimento, o fluxo foi otimizado, exames e consultas são feitos no mesmo dia, e em muitos casos, o paciente já sai com a data da cirurgia agendada.
A cirurgia é indicada para pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 40, ou acima de 35 quando associada a comorbidades como diabetes, hipertensão ou apneia do sono.
Fabiane orienta que os interessados procurem o posto de saúde mais próximo para avaliação e posterior encaminhamento, se houver indicação médica.
Comentar pelo Facebook