09.08.2024 às 10:06h - atualizado em 09.08.2024 às 10:15h - Geral
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) está realizando grandes investimentos no município de Iporã do Oeste, a fim de melhorar o fornecimento de água para a população.
Conforme o chefe do escritório local, Luiz Mickna, o cronograma de planejamentos e investimentos teve início à cerca de três anos, quando foi realizado o assentamento de 4,5km de rede adutora. Logo após ocorreu a instalação dos reservatórios, destinados para a distribuição da água tratada.
Mickna destaca que a CASAN concluiu recentemente a colocação da tubulação de água num trecho de 2,2 km próximo à Estação de Tratamento e a instalação do sistema elétrico. Ele cita que o material que está sendo utilizado possui maior resistência, em razão do desnível do solo no local.
O Chefe do Escritório da Casan de Iporã do Oeste menciona que neste momento está sendo aguardada a licitação da compra de motores e bombas, do sistema de bombeamento da ETA, que deve sair no próximo mês. O objetivo de acordo com Mickna é aumentar a capacidade de bombeamento de água até os reservatórios situados na cidade.
Caso haja uma demora na vinda dos equipamentos, Luiz Mickna enfatiza que a Casan irá optar por um plano b, que consiste no acionamento dos motores que a Casan possui instalado na Estação de Tratamento. Ele enfatiza que a potência dos equipamentos é suficiente para o bombeamento da água e o ganho será o mesmo, visto que no local foi perfurado um poço artesiano, que conseguirá incrementar cerca de dez por cento da vasão no sistema atual.
Mickna destaca que esse sistema alternativo para o acionamento dos motores que a Casan já possui, terá um dimensionamento maior, diminuição da carga e da pressão da água, possibilitando um ganho de vasão através do incremento da água tratada bombeada do poço artesiano. A expectativa é de que o sistema esteja em operação até o início do próximo verão.
O chefe do escritório da Casan de Iporã do Oeste lembra que outro investimento expressivo que está sendo feito pela empresa no município é o sistema decaptação de água do Rio Macaco Branco, na Linha Letras. No local, Luiz Mickna frisa que já foi feita a colocação da parte elétrica, faltando apenas a colocação dos motores.
Mickna enfatiza que o acionamento desse sistema será feito apenas mediante extrema necessidade, caso a quantidade de água fornecida atualmente à população não seja necessária em períodos de estiagem.
CASAN aguarda licitação para conclusão de nova etapa no abastecimento de água
CASAN aguarda licitação para conclusão de nova etapa no abastecimento de água
CASAN aguarda licitação para conclusão de nova etapa no abastecimento de água
CASAN aguarda licitação para conclusão de nova etapa no abastecimento de água
Comentar pelo Facebook