09.07.2025 às 14:39h - Política

Vereadora contesta oposição por rejeitar projeto do executivo

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Vereadora contesta oposição por rejeitar projeto do executivo

A Reforma Administrativa do Governo de Itapiranga está bem longe do previsto inicialmente. Após vários debates, nesta semana ocorreu votação de um dos projetos, que previa a contratação de 24 servidores pela Prefeitura. Com maioria de 08 a 03, a oposição barrou o projeto original, fez emenda e aprovou apenas 08 novos cargos.

Segundo a Vereadora, Jacqueline Hermes, enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, a recusa de vários cargos terá impacto negativo para a população. Cita que a aprovação de Assistente Social para a Secretaria Municipal da Educação só ocorreu após o Promotor de Justiça comparecer na tribuna livre para falar desta necessidade.

A Vereadora lamenta a retirada do projeto a contratação de nutricionista, psicóloga e auditor fiscal tributário. Jacqueline argumenta que o município necessita de mais um auditor. Ela critica a falta de entendimento dos vereadores de oposição que rejeitaram a contratação de nutricionista e psicólogo, devido à grande demanda. Menciona inclusive que municípios menores possuem maior número de profissionais para cuidar da saúde mental da população.

De acordo com Jacqueline Hermes, foram sugestões dos secretários para melhorar os serviços prestados ao povo. Cita ainda que os vereadores de situação entendem que era preciso limitar a efetivação de novos servidores e a necessidade garantir o equilíbrio financeiro das contas.

A Vereadora relata vários cortes impostos pela oposição na Reforma Administrativa que foi enviada pelo executivo a Câmara. Segundo Jacqueline Hermes, estava previsto a contratação de monitor no serviço de convivência e fortalecimento, educador no serviço de convivência e fortalecimento e agente de serviços operacionais. A criação de novos cargos não foi aceita pelo Legislativo de Itapiranga.

De acordo com Jacqueline, também foi vetado o aumento de salários em 02 cargos de funcionários da Prefeitura. O Debate na Câmara de Vereadores deve prosseguir na sessão da próxima segunda-feira, 14, pois terá mais um projeto do governo municipal que impacta na condição de cargos e salários de servidores públicos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.