09.06.2022 às 12:33h - atualizado em 09.06.2022 às 12:42h - Geral
12 anos após a realização do último Censo Demográfico, de 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizará a ação novamente neste ano de 2022, no mês de agosto.
De acordo com Cláudio Radtke Junior, Coordenador de Área do IBGE em São Miguel do Oeste, já foram contratados alguns dos supervisores que trabalharão no Censo Demográfico de 2022. Inclusive, estes já estão participando de um treinamento com duração de 8 dias que compõem ensinamentos a respeito da supervisão e também da parte de recenseador.
O objetivo do treinamento é preparar os supervisores para que eles já estejam aptos a realizarem seu respectivo trabalho, assim como repassar todos os conhecimentos e estratégias aos recenseadores de campo (aqueles que realizam as visitas às residências), explicando e ensinando os detalhes de como devem proceder com as entrevistas e a coleta de dados.
Cláudio Radtke Júnior observou que imediatamente após o encerramento do treinamento será iniciado um trabalho chamado de Pesquisa do Entorno, no qual os servidores do IBGE irão às ruas para recolherem informações a respeito da área pública. Ele explicou que nesta etapa serão analisados critérios como a presença de pavimentação, arborização e calçadas das ruas em que se localiza cada domicílio. Além disso, eles realizarão os trabalhos de ajustes dos mapas para que todos os detalhes necessários estejam prontos ao serem entregues aos recenseadores no mês de agosto, quando terá início a coleta de dados.
Segundo o IBGE, o Censo Demográfico visa contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, gerando informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.
De acordo com o coordenador, 14 supervisores estão sendo treinados neste momento. Ele lembrou que mais treinamentos serão feitos já que nem todos puderam participar nesta oportunidade e também por conta de um processo seletivo que está sendo realizado neste momento ainda para contratação de supervisores. Em breve, mais um processo seletivo deve ser aberto para aqueles que desejam atuar como recenseadores no censo de 2022.
A expectativa é grande para este ano, principalmente em virtude da defasagem dos atuais dados, que são de 2010. Cláudio Radtke Júnior frisou a importância deste projeto para revelar a real situação não só de São Miguel do Oeste, como também de toda a região, do estado e da nação.
A melhor forma de encontrar informações a respeito dos processos seletivos, segundo Cláudio, é no site do IBGE na página “Trabalhe Conosco”, onde são publicados todos os editais. Ainda há a possibilidade de entrar em contato com a agência do IBGE em São Miguel do Oeste, cujo telefone WhatsApp é o 3622 0774.
Foto(s): Divulgação
Comentar pelo Facebook