09.05.2024 às 10:37h - atualizado em 09.05.2024 às 10:42h - Bombeiros
A guarnição do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste vêm registrando nos últimos meses, um aumento expressivo no número de ocorrências, inclusive com óbitos, de vítimas de queda de altura. Conforme o comandante da guarnição Oldair Schmitz, a grande maioria dos casos são registrados no setor da construção civil, devido ao não uso de equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs, e a realização de atos inseguros.
SCHMITZ enfatiza que os equipamentos de proteção individual possuem como principal objetivo proteger a saúde e a segurança física do trabalhador em situações onde as demais medidas de controle de risco não forem suficientes. Entre eles estão o capacete, cintos de segurança, braçadeiras, luvas, protetores auditivos, máscara respiratórias e vestimentas.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste salienta que o número de registros por queda de altura no Brasil também cresceu de uma forma acelerada nos últimos anos, o que gera uma grande preocupação. Oldair Schmitz chama à atenção da população, para que adotem as devidas atitudes de antecipação dos riscos, planejem a atividade à ser realizada, a fim de diminuir o risco de queda ou minimizar as consequências, e estabeleçam procedimentos operacionais e administrativos.
O comandante ressalta que é muito importante que as pessoas se atentem às regras para cada atividade, e façam o uso dos equipamentos adequados, para mitigar possíveis perigos tanto para a saúde, como para a preservação da vida.
Comentar pelo Facebook