09.04.2025 às 14:39h - atualizado em 11.04.2025 às 08:39h - São Miguel do Oeste
A Bancada do Oeste de Santa Catarina está se mobilizando para garantir recursos estaduais para a ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), em São Miguel do Oeste. A articulação é liderada pelo deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), coordenador do grupo de parlamentares, e foi reforçada durante uma reunião nesta quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), em Florianópolis.
O encontro contou com a presença de representantes do Instituto Santé, organização social responsável pela gestão do hospital. Na ocasião, o diretor do HRTGB, Rodrigo Lopes, apresentou o projeto de ampliação da unidade e reforçou o pedido de apoio político para garantir os recursos.
“O projeto é essencial pra trazer novas especialidades e melhorar o atendimento de saúde em toda a região. A apresentação nos deu uma noção clara da importância da obra”, afirmou Mauro De Nadal.
Segundo o estudo técnico, o hospital passará de 92 para 158 leitos, com sete salas de cirurgia, duas salas de parto cirúrgico e seis quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), além de 30 poltronas para tratamentos de quimioterapia. A área física da unidade será ampliada de 10 mil m² para 16,5 mil m².
A obra está orçada em cerca de R$ 60 milhões e já teve o projeto aprovado pela Vigilância Sanitária. A próxima etapa depende da liberação de recursos por parte do Governo do Estado.
“O mais difícil já conseguimos, a aprovação sanitária. Agora, precisamos da descentralização do recurso para dar início à ampliação”, explicou Rodrigo Lopes.
A proposta arquitetônica foi viabilizada por meio de uma emenda do deputado Mauro De Nadal, no valor de R$ 796 mil.
Comentar pelo Facebook