09.04.2021 às 15:22h - atualizado em 09.04.2021 às 15:35h - Geral

Naturalista de Itapiranga relata cuidados com plantas medicinais

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Naturalista de Itapiranga relata cuidados com plantas medicinais

A mobilização pelo Dia Mundial da Saúde em Itapiranga, comemorado em 7 de abril, incluiu orientações sobre uso de plantas medicinais para a prevenção e tratamento de problemas de saúde. A naturalista Lorena Borre possui mais de quatro décadas de atuação com remédios naturais. Ela reside e atua em Itapiranga desde 1990.

Natural do Rio Grande do Sul, Lorena aprendeu técnicas de conhecimento de plantas medicinais com os índios há 43 anos. Com receitas de chás, ela presta serviço gratuitamente com atendimento diário em sua residência na comunidade de Linha Beleza, interior de Itapiranga

Lorena cultiva 380 espécies de plantas medicinais, além de buscar outros chás na natureza para complementar alguns tratamentos que recomenda para as mais diversas finalidades. Em busca de contribuir para a qualidade de vida com boa saúde das pessoas, realiza diversos cursos de capacitações.

Orientações sobre uso de plantas medicinais possuem por base conhecimento prático e também conhecimento repassado em diversos eventos. Antes da pandemia os treinamentos eram frequentes com capacitações em Itapiranga e outros municípios da região.

Segundo Lorena Borre, não há muita contraindicação e o chá também não interfere no tratamento que a pessoa estiver realizando com médicos. A única restrição é para bebês, pois conforme ela, pela pouca idade não é recomendado o tratamento com chás. A naturalista ressalta que as pessoas devem ter muito cuidado com o cultivo dos chás e o uso correto das plantas medicinais. A colheita deve ser feira preferencialmente a noite ou nas primeiras horas do dia.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.