08.12.2025 às 15:14h - atualizado em 08.12.2025 às 15:20h - Cultura
A programação oficial dos 100 anos de Porto Novo será iniciada em Itapiranga. Durante os próximos 12 meses serão realizados vários eventos nos três municípios do atual território de Porto Novo. A Comissão Central Organizadora dos 100 anos de Porto Novo promove a abertura oficial das comemorações do ano jubilar da Paróquia São Pedro Canísio e do Centenário de Porto Novo nesta terça-feira.
A programação na Igreja Matriz inicia às 19h com a Missa Solene, que terá a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó, Dom Odelir José Magri. Em seguida terá show histórico cultural e pronunciamento de autoridades. Às 21h30 ocorre a confraternização compartilhada no pavilhão da Igreja Matriz.
O Prefeito de São João do Oeste, Sérgio Theisen, destaca que serão vários eventos comemorativos. Algumas ações já ocorreram e mostram a importância no aspecto histórico, com publicação de livros e momentos que remetem a fé dos moradores. “São momentos que servem para manter viva a memória dos colonizadores e reconhecer o que as gerações anteriores fizeram para o desenvolvimento de Porto Novo” avalia o Prefeito.
Sérgio Theisen também chama atenção para a importância dos Jesuítas na colonização e desenvolvimento dos municípios e do Grupo de Estudos de Porto Novo, por promover a pesquisa para as comemorações. Para o Prefeito de São João do Oeste, este é um momento para unir forças e promover eventos marcantes para celebrar as conquistas ao longo de 100 anos.
Para o Prefeito de Tunápolis, Marino Frey, a realidade dos três municípios é uma só. Ele chama atenção para a questão cultural, sendo da mesma origem, pois os imigrantes são da mesma procedência nos três municípios. O Prefeito de Tunápolis cita a importância de unir esforços para festejar de forma conjunta. “Os nossos índices de desenvolvimento são destaque em nível estadual e federal, temos que celebrar os que vieram primeiro e comemorar muito esses 100 anos” diz.
Segundo o Prefeito, é preciso reconhecer as dificuldades e o do suor do trabalho dos pioneiros e o progresso proporcionado pelas gerações seguintes.
O Prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, afirma que a população honra o seu passado e está de olho no futuro. Segundo ele, é preciso destacar a programação de início do ano Jubilar da Paróquia São Pedro Canísio, com presença do Bispo Dom Odelir, show histórico cultural e confraternização compartilhada.
De acordo com Ribas, até a emancipação de São João do Oeste e Tunápolis Itapiranga representava o território de Porto Novo e este é o momento de celebrar a união dos três municípios. “Até o fim de 2026 serão realizadas grandes festividades com envolvimento dos três municípios” destaca. Ele faz um convite especial para celebrar os 100 anos, em momento de fé, história, cultura, conquistas e tradições que permanecem vivas e merecem ser comemoradas.
Comentar pelo Facebook