08.10.2024 às 10:16h - atualizado em 08.10.2024 às 10:28h - Extremo Oeste
Os municípios de Guarujá do Sul e Santa Helena, ambos integrantes da AMEOSC, estão entre os 37 municípios de Santa Catarina que não elegeram mulheres para as Câmaras de Vereadores nas eleições de 2024. Apesar da presença de candidatas no pleito, nenhuma delas alcançou o quociente eleitoral necessário para garantir uma cadeira no Legislativo local.
Com nove vagas disponíveis em ambas as Câmaras, as cidades se juntam a outras localidades catarinenses onde a representatividade feminina foi inexistente no resultado final das urnas. Essa situação é comum em municípios de menor porte, onde o número de cadeiras é reduzido e o cenário político muitas vezes reflete a baixa participação das mulheres.
A maioria das cidades sem parlamentares mulheres eleitas tem entre nove e 11 vagas no Legislativo. A quantidade de vereadores é definida a partir do número de habitantes do município, e nove é o número mínimo, para aquelas cidades com até 15 mil moradores. Ao todo, 25 cidades se encaixam neste critério.
Outras sete cidades têm 11 vagas no Legislativo municipal, e nenhuma delas será ocupada por mulheres a partir de 2025. Três municípios tinham 13 vagas na Câmara, e uma tem 15 vagas.
Das cidades sem parlamentares mulheres eleitas, Palhoça é a que tem mais vereadores: devido ao tamanho da população (222.598, de acordo com o Censo 2022), são 21 cadeiras no Legislativo. Todas serão ocupadas por homens a partir de 2025.
Cidades de SC que não elegeram mulheres vereadoras:
Abelardo Luz, Água Doce, Águas Frias, Anita Garibaldi, Araquari, Araranguá, Balneário Rincão, Bela Vista do Toldo, Bom Retiro, Caçador, Campos Novos, Formosa do Sul, Galvão, Garopaba, Governador Celso Ramos, Gravatal, Guarujá do Sul, Herval d’Oeste, Imbituba, Imbuia, Jaguaruna, Ouro, Palhoça, Porto Belo, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Riqueza, Romelândia, Sangão, Santa Helena, Santa Rosa do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São Cristóvão do Sul, São Lourenço do Oeste, Sombrio, Treze de Maio e Vargem.
Comentar pelo Facebook