08.09.2025 às 16:11h - Santa Catarina
Um esquema criminoso que desviou aproximadamente R$ 4 milhões de doações efetuadas por meio de faturas da Celesc levantou dúvidas entre os consumidores catarinenses. Conforme a Polícia Civil, além dos descontos autorizados em prol das entidades beneficiadas pelas doações, há cobranças irregulares que foram descontadas sem a autorização dos clientes. Para estes casos, a Celesc traz orientações para identificar possíveis golpes.
Na última semana, três pessoas foram presas após uma investigação que apurava os desvios milionários que prejudicaram ao menos três hospitais em Santa Catarina. Uma empresa terceirizada, de Joinville, era a responsável por burlar o sistema da Celesc e praticar os crimes de estelionato ao fazer cobranças irregulares ou substituir a entidade beneficiada por uma empresa de fachada.
Como saber se alguma doação é cobrada pela conta de energia
Em uma fatura há diversas informações sobre o consumo da unidade consumidora, conforme explica a Celesc. Abaixo dessas informações, são listadas as “cobranças acessórias”. Caso haja cobrança de algum tipo de doação, a informação estará identificada, justamente, como “doação”.
Caso o consumidor não saiba o destino desta doação, a legenda, na própria fatura, explica qual é a entidade que recebe o valor e um telefone, do padrão 0800, da mesma instituição beneficiada.
Conforme a Celesc, para que uma entidade solicite a cobrança de uma doação por meio da fatura, uma autorização do consumidor deve ser obrigatoriamente apresentada, seja por gravação ou por meio escrito.
Ainda, para mais esclarecimentos de uma doação ou serviço que esteja sendo cobrado na fatura, o consumidor pode ligar para o 0800 048 0120, telefone de contato da Celesc para atendimento geral aos clientes.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook