08.09.2025 às 08:40h - Geral

Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, depõe na CPI do INSS nesta segunda

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, depõe na CPI do INSS nesta segunda
Foto: Zeca Ribeiro, Câmara dos Deputados

A CPI mista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ouvir nesta segunda-feira (8) o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, para apurar os desvios em benefícios do órgão durante a sua gestão. Lupi pediu demissão em maio deste ano, uma semana depois da Polícia Federal deflagrar operação sobre fraudes em aposentadorias. As informações são do g1.

O depoimento de Carlos Lupi marca uma nova fase da comissão de inquérito, que deve passar a colher depoimentos de autoridades do alto escalão ligadas à Previdência. Nas últimas semanas, a CPI se dedicou a ouvir técnicos e envolvidos na apuração da fraude bilionária.

O relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirma que o depoimento de Carlos Lupi é “imprescindível”. Segundo ele, o ex-ministro detém informações para ajudar a esclarecer as denúncias de desvios no INSS.

Lupi sempre negou envolvimento nas irregularidades e tem repetido a aliados que não é citado nas investigações. Ele comandou a previdência entre 2023 e 2025.

Fraudes no INSS resultaram em saída de Carlos Lupi

Carlos Lupi deixou o cargo de ministro da Previdência Social no dia 2 de maio. A demissão foi anunciada pelo próprio ministro depois da crise ocasionada pela investigação que revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com a equipe do governo, a reação de Lupi frente ao escândalo de fraudes no INSS veio tarde, mesmo o ministro dizendo que as investigações sobre o esquema teriam começado em 2024. Ele teria sido alertado cerca de 10 meses antes, sem ação efetiva e imediata sobre o tema, segundo informação revelada no Jornal Nacional.

O esquema se trata de fraudes em descontos de aposentados e pensionistas do INSS, com cobrança de mensalidades como se esses beneficiários tivessem aderido de forma voluntária a associações, mesmo sem autorizar os descontos.

Lupi saiu em defesa do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, demitido após uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.