08.08.2024 às 15:11h - atualizado em 08.08.2024 às 15:18h - São Miguel do Oeste
A Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste emitiu um alerta para a vacinação contra coqueluche, direcionado a crianças e gestantes. Conforme Dila Possatti, responsável pela imunização, a vacina pentavalente deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida. Gestantes devem ser vacinadas a partir da 20ª semana de gravidez.
Dila explicou que a coqueluche é uma doença bacteriana séria, que provoca tosse intensa e diferenciada. “A vacinação é importante para proteger bebês que ficam vulneráveis até receberem a primeira dose da vacina. Imunizar gestantes também protege os bebês durante esse período”, disse.
Apesar disso, a Regional de Saúde enfrenta dificuldades com a quantidade de vacinas disponíveis, especialmente para a varicela. Dila mencionou que o Ministério da Saúde tem enviado poucas doses, prejudicando o esquema vacinal. Os municípios foram orientados a manter listas de espera para imunizar as crianças assim que possível. Dila também destacou a importância de doses de reforço contra o tétano a cada cinco ou dez anos.
Comentar pelo Facebook