08.07.2023 às 06:30h - Política
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira, 07, que os recursos de projetos para Santa Catarina não serão afetado por conta do resultado das eleições de 2022 no Estado, que deu 69,27% dos votos para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ante os 30,73% a Lula (PT).
O comentário de Tebet aconteceu durante visita na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) para participar da plenária que debate a elaboração do PPA (Plano Plurianual) do Governo Federal.
“[O presidente] Lula não olha para partido, para ideologia e para quem votou ou não, se Santa Catarina foi o Estado que mais ou menos deu votos para o governo, isso não interessa”, diz.
O PPA é uma documento que estabelece as diretrizes para o orçamento do governo federal nos próximos quatro anos. Segundo a ministra, que estava acompanhada pelo chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, a intenção é tornar o PPA o mais participativo da história.
“O presidente Lula me falou que quer governar com quem pensa diferente, por isso temos o PPA hoje com a maior participação da história, sem diferenciar estados”, afirma Tebet.
R$ 1,3 bilhão para rodovias federais de SC
O presidente da Ales, Mauro de Nadal (MDB), destacou que é importante o Estado participar da elaboração do orçamento do país.
“Somos o 5° estado que mais arrecada e o 23º na distribuição dos investimentos federais. Recentemente o ministro dos Transportes, Renan Filho, trouxe uma boa notícia aos catarinenses no anúncio de R$ 1,3 bilhão para as nossas rodovias federais.”
Para Tebet, com a aprovação da reforma tributária na Câmara, na quinta-feira (6), Santa Catarina terá mais retorno de impostos.
“O Estado de Santa Catarina arrecadava muito, repassava muito dinheiro para o Governo Federal e recebia pouco. Isso é passado. Só no Ministério do Transporte, num único ano, Santa Catarina vai receber o equivalente a quatro anos em investimentos”.
Fonte: ND +
Comentar pelo Facebook