08.04.2025 às 08:45h - Santa Catarina
O prefeito de Bela Vista do Toldo, Francisco Carlos Schiessl (MDB), é investigado em um inquérito da Polícia Civil. A investigação acontece por conta de um episódio de discussão do político com um policial militar, ocorrido em 2 de março. A polícia apura ameaças do gestor contra o PM.
O inquérito policial foi autorizado pelo Poder Judiciário de Santa Catarina em 26 de março, 20 dias após a solicitação, conforme o delegado Darci Nadal, da Polícia Civil. O pedido ao TJSC para autorizar o inquérito ocorreu porque Schiessl tem foro privilegiado devido ao cargo.
De acordo com o delegado, os próximos passos do inquérito envolvem depoimento de testemunhas e envolvidos, além de outras ações necessárias. O prazo para a investigação ser concluída é de 30 dias, podendo ser prorrogado, segundo Nadal.
A reportagem do NSC Total procurou a prefeitura de Bela Vista do Toldo, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Relembre como ocorreu o caso
Em 2 de março deste ano, a Polícia Militar realizou uma abordagem de rotina em um veículo que transitava na Rua Estanislau Schulmann, em Bela Vista do Toldo. Durante o procedimento, “foram constatadas infrações administrativas de trânsito e o estado de embriaguez do condutor, o qual desacatou o policial durante a abordagem”, informou a PM.
O agente informou ao motorista que ele seria preso, por conta da infração de dirigir sob efeito de álcool, e que o carro seguia guinchado por conta do licenciamento vencido. Enquanto o policial registrava as infrações, o prefeito da cidade teria ido até o local para intervir pelo motorista.
Em vídeo gravado durante a ocorrência, Schiessl propõe “amenizar a situação” e pede para que o policial não guinche o veículo do motorista. Neste momento, o prefeito é interrompido pelo policial, que avisa que a ocorrência está sendo gravada. O prefeito insiste que não há motivos para guinchar, sai por um momento e depois volta, retomando a discussão com o policial.
— Você tem certeza do que você está fazendo? Você quer guerra comigo? Eu estou pedindo a paz para ‘nos liberar’, passa a multa. Se você quer guerra, se você não quer conversar comigo. Passa a multa e libera a família inteira. Faça o que tem de fazer, mas sem guinchar. Para que isso dentro da nossa cidade? — apela.
Na sequência, como mostra o vídeo, o policial responde que é o procedimento de trânsito. A partir disso, a discussão continua até o momento em que o prefeito afirma que vai trabalhar para afastar o policial da cidade.
— Eu vou lutar para te tirar daqui de Bela Vista de amanhã em diante, eu vou fazer, porque está havendo um desrespeito de autoridade, abuso de autoridade. O prefeito aqui da cidade sou eu. De amanhã em diante eu vou mostrar quem manda nesta cidade — finaliza.
Na época, o homem identificado pela polícia em “estado de embriaguez” foi preso em flagrante e o carro foi recolhido ao pátio sob cuidados do órgão policial.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook