08.04.2025 às 14:08h - atualizado em 08.04.2025 às 14:34h - Infraestrutura
Reunião vai estabelecer estratégias para cobrar agilidade no processo que visa construção de ponte entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Movimento Pró-ponte sobre o Rio Uruguai, entre Itapiranga e Barra do Guarita mantém ativa a cobrança pela sequência do projeto. Nesta quinta-feira, 10, terá reunião com lideranças do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para debater o assunto.
Conforme o Presidente da Comissão, Rodrigo Locatelli Tisott, diversas entidades dos dois estados estão empenhadas para realização desta obra. Ele menciona a Amuceleiro, Ameosc, Amufron, Facisc, Federasul, Famurs, Assemit e Cacis. O grupo também conta com apoio de Associações Comerciais, Vereadores, Deputados, Senadores e União Popular.
De acordo com Rodrigo Locatelli, a reunião terá como pauta esclarecimentos sobre a situação atual do Projeto da ponte e próximas ações do Movimento. O encontro de quinta-feira, 10, será no Clube Comunitário de Barra do Guarita, ao lado da Prefeitura, com início às 14h. Rodrigo Locatelli Tisott considera que estão ocorrendo avanços, mas também reconhece que as questões burocráticas atrasam o projeto.
Ele cita que o Ministro dos Transportes precisa garantir recursos para execução da obra. Conforme o Presidente do Movimento, o Ministro, Renan Filho se comprometeu incluir a ponte no orçamento na União. O superintendente do DNIT, Alysson De Andrade, afirmou recentemente que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes fará a licitação para a construção da ponte em 2026.
A obra é considerada prioritária para a região, interligando Itapiranga e Barra do Guarita como uma alternativa viária à travessia por balsa. Atualmente, o projeto da ponte já está concluído, mas a inclusão da obra no orçamento federal de 2025 foi adiada devido às exigências do Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
De acordo com Rodrigo Locatelli Tisott, o Movimento existe há décadas, porém nos últimos anos realiza um trabalho continuo e já apresenta resultados positivos. Ele avalia que o projeto está na fase final e nunca teve um avanço tão significativo. Os governos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e ainda o governo federal, manifestam interesse em realizar a obra. O Presidente do Movimento projeta novas ações após a reunião de quinta-feira, 10.
Comentar pelo Facebook