08.04.2025 às 21:41h - atualizado em 09.04.2025 às 09:08h - Saúde

Extremo Oeste deve vacinar mais de 114 mil pessoas contra a gripe em 2025

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Extremo Oeste deve vacinar mais de 114 mil pessoas contra a gripe em 2025
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

A Campanha de Vacinação contra a gripe começou na segunda-feira, 7, em todo o estado de Santa Catarina, com foco nos grupos prioritários. No Extremo Oeste, a meta da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste é imunizar cerca de 114.400 moradores pertencentes a mais de 15 grupos prioritários.

A mobilização tem como objetivo reduzir o impacto das síndromes respiratórias agudas durante o outono e inverno. O chamado "Dia D" da campanha está marcado para 10 de maio, e a partir do dia 12 de maio, a vacinação será liberada para toda a população.

Segundo a técnica da Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional, Silene Erbert, os municípios já começaram a vacinar a população-alvo com base nas primeiras 8.060 doses recebidas na última semana — o equivalente a 6,8% do total estimado. Uma nova remessa com 20 mil doses deve chegar nesta quinta-feira, 10, e será distribuída aos municípios na sexta.

“A gente precisa proteger principalmente os grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de complicações e até de morte por gripe”, destacou Silene durante entrevista ao programa Peperi Entrevista.

Entre os grupos com maior atenção estão idosos, crianças e gestantes, por apresentarem mais chances de desenvolver formas graves da doença. Para esses públicos, a meta é alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Este ano, a campanha traz duas novidades: a inclusão de funcionários dos Correios como grupo prioritário, e a definição antecipada da liberação para o público em geral, logo após o Dia D.

Silene também demonstrou preocupação com a baixa adesão às campanhas de vacinação nos últimos anos. “É fundamental que a população entenda que a vacina salva vidas e evita internações graves. A gripe pode parecer simples, mas pode trazer complicações sérias”, reforçou.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.