cresol mobile

08.04.2021 às 10:29h - Saúde

SC registra menor fila de espera por UTIs em pouco mais de um mês

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

SC registra menor fila de espera por UTIs em pouco mais de um mês
Divulgação

Continua depois da publicidade

Santa Catarina registrou nesta quarta-feira, 07, o menor número de pessoas em fila de espera por UTIs em pouco mais de um mês. São 171 pacientes aguardando leitos vagos, o menor número registrado desde pelo menos 3 de março, quando a Secretaria de Estado da Saúde passou a divulgar diariamente detalhes da situação.

O Estado registrou nesta quarta também 65 novas mortes por covid-19, que agora somam 11.613 desde março do ano passado. Também foram confirmados mais 3.908 casos de coronavírus, com o acumulado de 825.860 desde o início da pandemia.

Com 171 pacientes aguardando por um leito de terapia intensiva em todo o Estado, o número é o menor em pelo menos 36 dias. O Estado vem registrando uma queda gradual no indicador desde 18 de março, quando atingiu 456 pessoas na fila de espera. Uma redução de 62% observada nesta quarta.

Pelo quarto dia consecutivo, a região Oeste deixou de ter pacientes na lista de espera por UTIs. A região foi o epicentro do colapso no sistema de saúde registrado em fevereiro. A região Norte é a que atualmente registra mais pacientes nessa condição: 89. Com exceção do Vale do Itajaí e da Serra, todas as demais regiões apresentaram redução da fila de espera em relação à terça-feira.

No Vale do Itajaí, o mesmo número foi mantido, cinco pacientes, enquanto na Serra saltou de um para quatro aguardando leitos vagos.

Apesar da redução gradativa na fila de espera por leitos, a situação do sistema de saúde do Estado permanece crítica. Há ainda outros 53 pacientes que aguardam por leitos de enfermaria. A maioria, 44 deles, está na região Norte.

Além disso, o total de pessoas internadas em UTIs públicas e privadas do Estado é um dos mais altos em toda a pandemia. São 1.202 pacientes nesta quarta, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Apenas nos hospitais que atendem pelo SUS, são 1.033 doentes em terapia intensiva. A taxa geral de ocupação de UTIs do SUS é de 96,43% nesta quarta, considerando leitos adultos, pediátricos e neonatais.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.