08.04.2021 às 11:08h - Vacina

Anvisa autoriza testes clínicos de mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Anvisa autoriza testes clínicos de mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil
Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta quinta-feira, 08, testes da fase 3 de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. O imunizante é desenvolvido pela biofarmacêutica Medicago R&D Inc, do Canadá, e pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).

O ensaio clínico aprovado para ser realizado no Brasil é de fase 3, última etapa, e envolverá 3,5 mil voluntários a partir de 18 anos.

Os participantes deverão receber uma dose única da vacina ou um placebo, substância inativa, para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória e será do tipo "cego para observador", quando os voluntários ou os pesquisadores não sabem quais pessoas receberam qual substância.

A Anvisa não informou a data de início dos testes, que dependem de aprovação no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas e da organização dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários.

Segundo o órgão regulador, a potencial vacina da Medicago/GSK usa tecnologia de partícula semelhante a coronavírus e é aplicada em duas doses com intervalo de 21 dias entre elas.

Não há informações sobre se os testes de fase 3 serão restritos a profissionais de saúde.

Além do Brasil, a fase 3 da vacina também será testada no Canadá, Estados Unidos, América Latina, Reino Unido e Europa. O estudo deverá envolver 30 mil voluntários.

Este é o quinto estudo de vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa.

As vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca/Oxford já obtiveram registro definitivo de uso junto à Anvisa. Já a CoronaVac e a vacina da Johnson/Janssen têm autorização para uso emergencial. Atualmente, o Plano Nacional de Imunização (PNI) usa duas vacinas na população brasileira: CoronaVac e Oxford.

Fonte: G1

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.