08.02.2020 às 18:35h - atualizado em 08.02.2020 às 11:09h - Política
Na sessão desta segunda, 03, deram entrada dois projetos, um deles institui a declaração municipal de liberdade econômica. O objetivo é facilitar abertura de empresas, flexibilizando a busca pelos documentos e alvarás nos empreendimentos considerados de menor impacto. Outro projeto prevê o reajuste de 7,31 por cento para os funcionários públicos municipais. O percentual é relativo à inflação, com base no IGPM.
O mesmo projeto prevê aumento de 120 para 130 reais no auxílio alimentação, e ambos foram aprovados em primeira votação. O reajuste não contempla os agentes de saúde que fazem parte do programa federal e terão aumento no salário de 1.250 para 1.400 reais. O magistério, por sua vez, terá o reajuste com base no piso nacional que é de 12,84 por cento estipulado através de decreto.
Durante a explicação da matéria, o líder da oposição, vereador João de Andrade (MDB), questionou o reajuste aos monitores de creche que deveriam estar incluídos no quadro do magistério, mas receberão, conforme o projeto, os 7,31 por cento.
Nesta sessão ainda, a Polícia Civil de SJCedro solicita apoio dos vereadores em reivindicações para a classe. Uma moção de Apoio foi apresentada pela Presidente Isoldi Will (PP), ao pleito dos Policiais Civil e IGP para observação da equidade no tratamento das regras da reforma da previdência em comparação ao tratamento previdenciário aos Policiais Militares. O delegado Sandro Zancanaro esteve com a equipe da delegacia local participando da sessão.
Ele usou a tribuna para falar sobre o pedido que visa garantir os mesmos direitos dos policiais Militares, também para os civis e os agentes penitenciários. Ele falou sobre os riscos que os agentes têm que são semelhantes aos dos PMs. A Moção será encaminhada ao Governador Carlos Moisés da Silva e ao Presidente da Alesc Júlio Garcia
Ainda nesta sessão o vereador Claudio Wartha do (PSDB) solicitou uma moção de pesar à família de José Lario Zimmer, pelo falecimento ocorrido no dia 29 de dezembro. Wartha citou inúmeras contribuições de Lario como liderança local em diversos segmentos da sociedade.
Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook