08.01.2026 às 08:26h - Santa Catarina
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina, através da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC, nesta quinta-feira, 8, prendeu o prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas), e mais duas pessoas. Ao todo, segundo a corporação, fora cumpridos três mandados de prisão preventiva, dois afastamentos cautelares da função pública e 16 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens e valores na casa de R$ 1 milhão. A operação é a a segunda fase da ação chamada de “Coleta Seletiva”.
As diligências foram executadas simultaneamente nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão. Além do prefeito, foram presos um servidor público lotado no setor de licitações e contratos, e um empresário que atua no segmento de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Os afastamentos cautelares de cargo público atingiram dois secretários municipais de Garopaba.
A operação decorre da conclusão de um inquérito que investigou um suposto esquema de corrupção envolvendo repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, incluindo fraudes em certames e em execuções contratuais. Os fatos investigados teriam se iniciado ainda em 2016 e, segundo apurado, permanecido após a alternância de gestão municipal de Garopaba, perdurando de 2021 até o período atual.
Os mandados foram concedidos pelo Tribunal de Justiça (TJ-SC). Participaram da operação aproximadamente 50 policiais civis, lotados na DEIC e na 18ª DRP. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.
O prefeito também é investigado na operação Maestro, deflagrada em 2024 pela Polícia Civil, com suspeitas de irregularidades em contratos do município. Ele é réu no processo. Recentemente, o MP-SC arquivou uma outra investigação que havia sido aberta contra Bento, em apuração sobre um contrato de software na área da saúde.
Contraponto
A defesa do prefeito, comandada pelo advogado Guilherme Silva Araujo, diz que está buscando ter acesso à decisão que decretou as medidas cautelares para entender a motivação e posteriormente tomar as medidas judiciais cabíveis.
Em nota, a prefeitura de Garopaba se manifestou:
“A Prefeitura de Garopaba informa que tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira, 8, da operação policial envolvendo o prefeito Junior Abreu. No momento, a Administração Municipal aguarda o acesso oficial aos autos para compreender os fatos e prestar os esclarecimentos necessários, respeitando o devido processo legal. A Prefeitura reforça o compromisso com a transparência, com as instituições e com a continuidade dos serviços públicos, que seguem funcionando normalmente. Assim que houver novas informações oficiais, um novo posicionamento será divulgado”.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook