07.11.2024 às 18:35h - atualizado em 08.11.2024 às 13:01h - Educação
A XVI Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (Fecitec), realizada em Criciúma, premiou nesta quinta-feira, 7, os melhores projetos de iniciação científica do estado.
A Escola de Educação Básica Francisco Brasinha Dias, representando a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de São Miguel do Oeste, destacou-se ao conquistar o 1° lugar na categoria ensino médio, com o projeto “O poder dos alimentos fermentados probióticos na promoção da saúde dos estudantes do Ensino Médio”, desenvolvido pela turma do 1° ano e representado pelas alunas Anabel Clara Mânica e Vanessa Luiza Volpatto, sob orientação da professora Nádia Golfetto.
Este projeto de pesquisa surgiu na disciplina de itinerários formativos, que inclui práticas investigativas e experimentação, conforme explicou o diretor da escola, Rafael Forchezatto. A iniciativa, que começou em uma feira interna, foi reconhecida em etapas regionais e, agora, em âmbito estadual, destacando a importância dos probióticos e da alimentação saudável na rotina dos estudantes.
A conquista também viabiliza uma possível participação na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) em 2025, onde as alunas poderão competir em nível nacional, incentivando a continuidade da pesquisa e o aprofundamento no tema.
A Supervisora Regional de Educação, Rosangela Fiameti,
ressaltou que o sucesso alcançado é fruto de um esforço coletivo que se inicia
nas escolas. “As vivências e experiências adquiridas por nossos estudantes
permanecerão com eles ao longo de suas vidas”, afirmou. Ela destacou ainda o
papel fundamental dos professores, que são verdadeiros protagonistas no
cotidiano escolar, motivando, inspirando e despertando nos estudantes o
interesse por ciência e tecnologia.
Foto(s): Divulgação/ arquivo pessoal
Comentar pelo Facebook