07.10.2024 às 11:42h - Educação
A Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste vai realizar nesta semana, a décima edição do tradicional Café Literário. O evento terá início nesta terça feira, 08, e se estende até o dia 10 na sede do educandário.
De acordo com a professora de Língua Portuguesa e Literatura e coordenadora da atividade, Simone Spies, o café literário estará ocorrendo nos três turnos com visitação aberta para toda a comunidade estudantil e a população em geral.
Ela enfatiza que a abertura do evento ocorre às 18h30 do dia 08 e se estende até as 22h. Já no dia 09 e 10, o público poderá prestigiar o Café Literário no horário das 07h30 às 11h30, 13h15 às 17h15 e das 18h30 às 22h.
Simone salientou em entrevista que até o momento dez escolas da região confirmaram presença no evento, além das cinco escolas de Iporã do Oeste.
A professora destaca que o projeto teve início no ano de 2014 no ensino médio inovador e é organizado a partir das obras indicadas para o estudo preparativo aos vestibulares das principais universidades particulares e comunitárias da região Oeste catarinense.
Simone Spiess frisa que nos últimos anos, os alunos passaram a estudar também as obras literárias indicadas pelas universidades gaúchas e paranaenses, já que muitos prestam vestibulares nesses dois Estados. A abertura do leque para outras universidades com estudo e interpretação de obras novas evita a repetição das apresentações já realizadas nas edições anteriores.
Ela menciona que a preparação para o café literário ocorre por meio da leitura das obras indicadas, que serão posteriormente reinterpretações através de apresentações temáticas.
A professora de Português e de Literatura da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste destaca que oque mais chama atenção durante o evento, é o protagonismo dos alunos, que conseguem vencer suas fobias e dificuldades de se apresentar perante ao público.
Simone Spiess lembra que durante a apresentação das onze obras literárias, o público poderá degustar um delicioso café, que será servido pelo educandário, além de adquirir lanches, para ajudar com os custos dos investimentos feitos para a realização das apresentações.
Simone menciona que o objetivo do Café Literário é fazer com que os alunos entendam que a literatura vai além da escrita apenas como ficção e que eles possuem ligação com a realidade, mesmo sendo obras dos séculos passados. Com o passar dos anos, as universidades tem dado preferência para as obras modernistas e contemporâneas não só de livros, mas também de músicas, que passaram a ser consideradas obras literárias.
Simone Spies salienta que o café literário, além de preparar os alunos para os vestibulares, melhora a socialização e a comunicação oral e corporal, através das apresentações feitas para a comunidade e para os alunos de outras escolas.
Comentar pelo Facebook