07.09.2025 às 12:12h - Geral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste domingo (7) do desfile 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A cerimônia teve o “Brasil soberano” como tema e ainda abordou a COP30 e projetos do governo. As informações são do g1.
Lula chegou por volta das 9h e desfilou em carro aberto ao lado da primeira-dama, Janja da Silva. Outras autoridades estiveram presentes, como o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Hugo Motta, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Parte do público que estava no local gritou “sem anistia” na presença de Hugo Motta, em menção ao projeto que caminha no Congresso para que os envolvidos nos atos de 8 de janeiro tenham os crimes perdoados.
Eram esperadas 50 mil pessoas na área central para o desfile, segundo o governo do Distrito Federal. O número de presentes não foi divulgado.
O tema “Brasil Soberano” foi escolhido para o desfile, que teve a programação dividida em três “eixos temáticos”:
- Eixo 1: Brasil dos Brasileiros
- Eixo 2: COP 30
- Eixo 3: Brasil do Futuro
No cronograma previsto pelo governo federal estavam atrações clássicas, como a pirâmide humana sobre uma moto e o show acrobático da Esquadrilha da Fumaça, e inovações, como um bandeirão de 140 metros quadrados e estudantes formando a palavra “soberania” com letras nas camisetas. Por tradição, não há discurso de autoridades no evento.
“Brasil Soberano”
O termo “Brasil Soberano” tem sido utilizado como uma forma de resposta no posicionamento do governo federal ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que passou a valer em agosto.
O presidente Donald Trump justificou a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento no qual ele é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook