07.09.2024 às 16:18h - atualizado em 07.09.2024 às 22:04h - Política
O segundo debate do projeto Eleições 2024 na Rádio Oeste, reuniu neste sábado, 07, os três candidatos a prefeito de Tunápolis.
O programa teve início às 13h30 e durou cerca de duas horas. Estiveram presentes o candidato Marino Frey da coligação “Unidos por Tunápolis” (PP e PSD) que busca a reeleição, Vanduir Mathias Deters da coligação “O lado bom da Política” (PT) e Gustavo Lawisch que representa a coligação “Por toda Tunápolis” (PL e MDB).
Em quatro blocos, eles responderam a perguntas, sortearam temas para apresentar os seus objetivos e projetos em cada área e realizaram perguntas entre si.
De acordo com a ordem de sorteio, o primeiro a realizar a sua apresentação pessoal foi o candidato Vanduir Mathias Deters do PT. Deters é casado, pai de dois filhos, micro empresário e líder comunitário. Durante sua juventude foi presidente do Grêmio estudantil da escola da comunidade de Linha Pitangueira, interior do município de Tunápolis e da escola Padre Balduíno Rambo, além de ter sido coordenador da pastoral da juventude da paróquia de Tunápolis.
Vanduir atuou por cinco anos na Conferência Nacional dos Bispos em Florianópolis. No município, o candidato do PT afirmou que atuou como presidente do Conselho do Turismo e por quatro anos presidiu a Associação Hospitalar de Tunápolis, além de ser um dos fundadores do grupo de ciclismo Bike Tunas.
Vanduir Deters foi chefe de gabinete, assessor e secretário de administração do prefeito Adenor Wendling na gestão 2005 à 2008, além de ter atuado já em sua vida pública como assessor parlamentar. Deters possui experiência na área da comunicação, onde atuou como locutor nas Rádio Legal e Tunaporã e atualmente é vice presidente licenciado da Estância de Governança Regional Caminhos da Fronteira.
O candidato do PP, Marino Frey disse em sua apresentação que é casado, pai de três filhos e possui graduação em Letras, português, inglês, filosofia e ciências pela Universidade de Ijuí, Rio Grande do Sul. Marino foi cabo do exército brasileiro no Parará em 1975. Um ano depois iniciou sua carreira como professor no educandário de João Rick de Linha Ervalzinho, São João do Oeste.
Em 1980 mudou-se para o município de Tunápolis, onde atuou como professor na Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo e no colégio Cenecista Anita Garibaldi por mais de dez anos. Marino Frey disse durante o debate que foi membro da Comissão de Emancipação de Tunápolis, além de ter sido presidente da CDL, Hospital e da APAE do município por seis anos, coordenador geral da Efacitus, sócio fundador das empresas Flach e Cia LTDA de Itapiranga, supermercado Venesa e Maria Modas.
Em sua vida política atuou como vereador suplente por três meses na Câmara de Vereadores de Itapiranga, Secretário de Transportes e obras e Indústria e Comércio em 1993 e prefeito de Tunápolis por dois mandatos.
O candidato à prefeito pelo PL, Gustavo Lawish, nasceu na comunidade de Linha Pitangueira, interior de Tunápolis e iniciou sua carreira profissional aos 14 anos de idade como auxiliar mecânico na emprega Nigo Motos. Posteriormente se mudou para Florianópolis, onde trabalhou em um supermercado, retornando ao município de Tunápolis em 2011, quando foi gerente da empresa Comilp, atuou no escritório da padaria Gostinho Bom e no Frigorífico Flach.
Gustavo Lawish foi presidente do Grêmio Tunense até o ano de 2016, presidente da Câmara de Vereadores em 2020, além de ter sido vereador por dois mandatos.
O primeiro a responder por que quer ser prefeito de Tunápolis foi o candidato do PT, Vanduir Mathias Deters. Em sua fala, destacou que sua experiência na política e como líder comunitário, o credenciam para assumir o cargo de prefeito, além de garantir que sua pessoa representa os ideais dos cidadãos tunapolitanos.
Deters disse que o plano de governo de sua coligação foi construído com a participação de um grande número de pessoas e especialistas de várias áreas e setores. O candidato afirmou que sua experiência com recursos humanos ao longo de sua vida, tem contribuído de forma positiva para o seu aperfeiçoamento.
Deters salientou que possui a capacidade de ouvir, entender as necessidades e tomar as decisões necessárias, além de ter todos ascredenciais que um gestor público necessita. Vanduir Mathias Deters afirmou que caso seja eleito, vai resolver o problema de abastecimento de água no município com uma infraestrutura adequada e de acordo com a realidade.
Outros projetos são a criação do programa de saneamento básico, garantir atendimento médico sem filas de espera durante os quatro anos, fazer investimentos prioritários na agricultura, implantar um programa de habilitação, efetuara recuperação com cascalhamento gradativo das estradas, reformar a Casa da Cultura, e construir um espaço digno para a pré escola e para creche do município.
Vanduir disse que possui uma excelente relação com os parlamentares dos partidos e que conhece os caminhos para buscar os recursos de emendas parlamentares e de projetos junto ao Governo Federal.
O segundo a responder a pergunta por que quer ser prefeito de Tunápolis, foi o candidato à Reeleição pelo PP, Marino Frey. Ele destacou que é a terceira vez que está concorrendo ao cargo do executivo pelo fato da população e lideranças terem solicitado o seu nome, em razão de reconhecerem seu trabalho em benefício do progresso e do desenvolvimento do município.
Marino Frey afirmou que nunca fugiu do compromisso e da responsabilidade de encarrar um processo eleitoral e uma administração pública. O candidato frisou que sempre esteve preocupado em realizar a aplicação de todos os recursos e fazer investimentos no município, para o bem da população.
Frey disse que caso seja reeleito, irá compor uma nova equipe de governo, realizando de forma decentralizada e compartilhada reuniões mensais para definir as ações em execução e projetos futuros. Marino frisou que pretende dar sequência aos programas que estão em andamento em sua gestão e realizar melhorias a fim de alavancar cada vez mais o progresso do município.
Gustavo Lawish do PL disse que deseja ser prefeito de Tunápolis em razão do anseio que possui em servir à comunidade, através de um trabalho conjunto entre o poder público, iniciativa privada e a comunidade.
Destacou que a política sempre esteve presente em sua vida e que durante seu segundo mandato como vereador, teve muitas conversas com a população, a qual sugeriu sua candidatura como prefeito, a fim de ser uma nova opção na majoritária. Lawish enfatizou que pela sua experiência na política, pretende seguir empenhado na busca de recursos para o município. Gustavo Lawish do PL garantiu que possui capacidade de liderançae de unir pessoas na busca por objetivos comuns.
O primeira tema sorteado pelo candidato do PT, Vanduir Mathias Deters foi cultura e agricultura. Na oportunidade
ele destacou que em sua gestão vai ampliar a programação da semana de incentivo à leitura e cultura, a fim de torná-la um evento de destaque regional, a exemplo da Semana Alemã de Tunápolis, irá realizar a reforma da casa da cultura, criar um espaço específico para resgatar e valorizar a história do município e garantir um local digno para o museu municipal.
No setor da cultura, Deters disse que vai viabilizar e valorizar as oficinas que desenvolvem um belíssimo trabalho no município, além de valorizar e incentivar os empresários que investem e contribuem na cultura municipal.
No setor da agricultura, Vanduir destacou que deseja colocar em funcionamento o programa de cascalhamento nas propriedades rurais e garantir acessos de qualidade nas propriedades agrícolas, criar o programa municipal de produção agroecológica para a produção de alimentos para famílias e feiras, criar um programa de atendimento médico veterinário por porcentagem de animais, estabelecendo um limite para o programa, adquirir mais máquinas para agilizar os serviços, garantir estradas de boa qualidade para garantir o escoamento da produção e alargar os pontos mais críticos, além de ampliar as parcerias para cursos de capacitação e profissionalização e criar o GPS rural com Georreferenciamento das propriedades.
Na educação, Marino Frey salientou a elaboração do projeto para a construção de uma nova pré escola com mais salas de aula, reforma da Casa da Cultura e a busca constante por recursos para a conclusão da APAE do município. Frey destacou que durante seu mandato como prefeito, construiu o parque infantil em anexo ao estádio municipal Nilo Spiess, adquiriu uma área de terra na comunidade de Linha Pitangueira para a construção da Escola Bom Conselho, na qual seguirá em busca de recursos para a construção do segundo piso.
O candidato Gustavo Lawish sorteou o tema servidores. Em sua fala ele destacou a importância da valorização, motivação e as condições de trabalho dos servidores, que são questão essenciais para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população.
Gustavo ressaltou que na gestão pública é preciso existir o reconhecimento profissional, haver progressão de carreira, capacitação, salários justos, benefícios adicionais e garantir um ambiente de trabalho saudável. O candidato à prefeito pelo PL mencionou a necessidade de garantir uma infraestrutura adequada com equipamentos e tecnologias para a realização dos trabalhos e uma carga horária equilibrada. Todas essas ações são uma forma de incentivo aos servidores públicos e garantirão uma melhor qualidade nos serviços prestados.
O segundo tema sorteado pelo Candidato Vanduir Mathias Deters do PT foi turismo. Em sua fala destacou que seu plano de governo busca fomentar o turismo para atrair pessoas e fortalecer a economia local, revisar, ampliar e executar o plano municipal de turismo a fim de evidenciar o município como um destino turístico sustentável para a região do Caminhos da Fronteira.
Outro projeto na área do turismo é criar termos de fomento viabilizando o repasse de recursos para entidades que mantem trilhas e espaços públicos, ampliar os investimentos do pró turismo, buscar parcerias para capacitar e profissionalizar empreendedores, concretizar rotas de turismo gastronômico e ambiental, criar um espaço apropriado para o museu municipal e viabilizar visitas técnicas com foco no potencial do turismo local.
Marino Frey sorteou como segundo tema o assunto desenvolvimento econômico. O candidato destacou que durante sua atual gestão como prefeito de Tunápolis, têm se preocupado em dinamizar a estrutura da antiga secretaria de indústria e comercio que possuía uma ação bastante restrita.
Entre as ações previstas na área caso seja reeleito, estão a aquisição de uma nova área de terra para incentivar o crescimento das empresas locais e a vinda de novos empreendimentos para o município, a fim de garantir a geração de novos empregos e mais renda.
Frey afirmou que pretende fazer a manutenção do programa de incentivo às indústrias e a construção de pavilhões, serviços de máquinas, ajustar a legislação e ampliar o programa pró empresa criado no atual mandato, buscar parcerias para fortalecer a rede municipal e o programa Jovem Empreendedor, garantindo oportunidades de especialização aos cidadãos do município.
Ainda em relação ao desenvolvimento econômico, Marino Frey enalteceu que em seu plano de governo vai promover e fortalecer ainda mais a feira Multissetorial do Município, a Efacitus, criada em 1993, ampliar as áreas cobertas das ruas centrais do parque de exposições da feira, criar uma incubadora para o desenvolvimento de pequenas iniciativas comerciais e industriais, desenvolvendo potenciais de jovens empreendedores e demais pessoas com ideias inovadoras, firmar parceria com a Celesc para ampliar as redes de energia para a indústria, comércio e para as comunidades do interior, e dar sequência ao programa de concessão de transformadores de energia para aas empresas estabelecidas no município.
O segundo tema sorteado pelo candidato ao Executivo de Tunápolis Gustavo Lawish foi saneamento básico. Em relação ao assunto, afirmou que pretende investir na captação e tratamento de água do município, reformar e fazer a ampliação da estação de água situada na Linha Fátima, além de garantir a ligação de água na Linha Corinthians, interior do município.
O terceiro debate do projeto Eleições 2024 na Rádio Oeste será no próximo sábado, 14, a partir das 13h30, com os candidatos à prefeito do município de Descanso.
Foto(s): Cleide Thessing/Rádio Oeste
Comentar pelo Facebook