07.07.2025 às 14:05h - atualizado em 07.07.2025 às 14:13h - Geral

Trump pede para deixarem Bolsonaro em paz; Lula diz não aceitar interferência

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Trump pede para deixarem Bolsonaro em paz; Lula diz não aceitar interferência
Ricardo Stuckert/PR

Sem citar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta segunda-feira (7), que o Brasil não aceita "interferência ou tutela de quem quer que seja". Mais cedo, o chefe de Estado norte-americano foi às redes sociais defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para Trump, o ex-mandatário brasileiro é vítima de uma "caça às bruxas" e o único julgamento ao qual deveria ser submetido é o dos "eleitores do Brasil".

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro é réu na ação penal do STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga a trama golpista após as eleições de 2022. Ele é acusado por cinco crimes, entre eles organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Também nesta tarde, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, se manifestaram após a mensagem do presidente norte-americano.

Gleisi declarou que Trump "deveria cuidar dos seus próprios problemas" e "respeitar a soberania" do Brasil e do Judiciário do país.

"Não se pode falar em perseguição quando um país soberano cumpre o devido processo legal no estado democrático de direito, que Bolsonaro e seus golpistas tentaram destruir. O presidente dos EUA deveria cuidar de seus próprios problemas, que não são poucos, e respeitar a soberania do Brasil e de nosso Judiciário", escreveu a ministra.

Já Messias destacou que o governo "não aceita tutela, nem admite pressões externas", além de elogiar a atuação do STF.

"O Brasil olha para o futuro com a cabeça erguida, firme em seus valores e compromissado com os interesses do seu povo - e não com os interesses de lideranças estrangeiras", completou o AGU.

"Deixem Bolsonaro em paz!"

Em sua rede social, a Truth Social, Trump disse no início desta tarde que Bolsonaro é vítima de um ataque político como aconteceu com ele.

“Estarei assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil - isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, exclamou o presidente dos EUA.

Na publicação, Trump não menciona diretamente as ações judiciais contra Bolsonaro, mas fala em perseguição e reafirma a inocência do ex-presidente.

“Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, destacou Trump em outro trecho de sua mensagem.

Fonte: CNN Brasil

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.