07.07.2025 às 14:19h - atualizado em 07.07.2025 às 14:21h - Saúde
Período de frio gera aumento de consultas nas unidades básicas de Itapiranga. Situação é semelhante a anos anteriores e exige atenção das pessoas para evitar agravamento. Município disponibiliza vacinas como forma de prevenção. De acordo com a Secretária da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, a maior preocupação é com a transmissão de doenças do trato respiratório.
Ela menciona complicações de crianças com bronquiolite e adultos com pneumonia, além de aumento de síndrome respiratória aguda grave. Segundo Clair, está ocorrendo aumento no atendimento nas unidades básicas de saúde e no Hospital Sagrada Família. Ressalta ainda que muitas situações de agravamento de saúde podem ser evitadas com medidas preventivas.
Itapiranga possui grande quantidade de vacina contra a gripe. A imunização previne contra as principais cepas de vírus que circulam no momento. A Secretária Municipal da saúde, lembra que a ala de vacinas está com horário ampliado para o atendimento, das 7h30, sem fechar ao meio dia, seguindo até as 17h. Nas terças-feiras a sala de vacinas fica aberta até as 19h.
Clair Heinen também chama atenção para a contratação de nova médica para a Secretaria Municipal da Saúde. Ela vai reforçar a equipe da unidade Vunibaldo Rech, no Bairro Santa Tereza Alto. São seis equipes completas, além da médica que reforçou o atendimento no Bairro Santa Tereza e mais uma médica para dar suporte nas demandas excessivas e cobertura de férias.
O município investe para reduzir filas para exames e cirurgias. Conforme a Secretária da Saúde, Clair Heinen, as filas estão praticamente acabadas em quase todas as especialidades. Ela cita aumento nas demandas em psicologia e a falta de profissionais nesta área. A Secretaria também trabalha para atender solicitações para atendimento de nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapia, incluindo atendimento terceirizado.
Clair chama atenção que nos últimos anos é preciso disponibilizar profissionais em diferentes áreas e não apenas médicos. A Secretária da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen comenta que a procura por profissionais de apoio tem uma demanda muito grande sendo preciso investir nestas áreas.
Comentar pelo Facebook