07.04.2025 às 21:04h - atualizado em 07.04.2025 às 22:08h - Geral
As chuvas que caíram nos últimos dias trouxeram um alívio parcial para a estiagem que atingia o Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. De acordo com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), algumas cidades da região registraram mais de 80 milímetros de precipitação.
Os volumes mais significativos foram observados nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, onde a situação era mais crítica. Em contraste, no Norte do estado, como em Itapoá, os registros foram inferiores a 10 milímetros.
Apesar da melhora, a distribuição irregular das chuvas ainda preocupa os agricultores. A segunda safra de grãos, que inclui milho, feijão e soja, está em fase de desenvolvimento, mas já registra prejuízos.
Milho
Em cidades como São Miguel do Oeste, a produtividade do milho caiu cerca de 35%. Muitas lavouras estão sendo destinadas à silagem, usada na alimentação animal, devido à morte precoce das plantas.
A situação atual das lavouras de milho:
34% em desenvolvimento vegetativo;
46% em floração;
21% em frutificação.
Em relação à qualidade:
65% das áreas são consideradas boas;
22% médias;
15% ruins.
Feijão
O feijão também sentiu os efeitos da estiagem. Mesmo com as chuvas recentes, os produtores seguem com cuidados e tratamentos fitossanitários. Em São Miguel do Oeste, a colheita já começou, e 84% das lavouras são avaliadas como boas, segundo a Epagri.
Soja
A soja está em fase de floração e início da formação dos grãos. Ainda assim, a expectativa é de uma redução de pelo menos 30% na produção por conta da falta de chuva nos últimos meses.
Produtores do Extremo Oeste seguem investindo em defensivos agrícolas para proteger as lavouras, e alguns municípios já iniciaram laudos para registrar perdas. Hoje, cerca de 79% das lavouras de soja são consideradas boas.
Municípios em situação de estiagem
Pelo menos 16 cidades do estado seguem em alerta por conta da seca, a maioria no Extremo Oeste:
Barra Bonita, Bandeirante, Belmonte, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Romelândia, Santa Helena, Santiago do Sul, São João do Oeste, São João do Sul, Tunápolis, entre outras.
Nível dos rios preocupa
A estiagem também afeta os rios da região. A Epagri aponta situação crítica especialmente em Guaraciaba, Tangará e Concórdia.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook