07.04.2022 às 17:49h - Geral
Até o início da tarde desta quinta-feira, 07, permanecem desaparecidos o empresário catarinense Toninho Ramos, o advogado Mário Pinho, que mora em Florianópolis, além do médico ginecologista Gian Carlos Nercolini. Eles estavam em um avião de pequeno porte que decolou nesta quarta-feira de El Calafate, na Argentina.
O veículo era do modelo RV-10. Em entrevista a rádio argentina LU12 AM680, o piloto comercial Christian Argañaraz apontou fragilidades nesse tipo de avião, indicando suspeitas para o desaparecimento.
Conforme Argañaraz, as hélices destas aeronaves não contam com o chamado sistema de proteção antigelo. O “congelamento” pode ocorrer diante das baixas temperaturas em grandes altitudes, e é responsável por provocar a queda de aviões – durante a entrevista o piloto listou alguns casos ocorridos na região.
“Ao perder a aerodinâmica da asa, perde-se sustentação e o avião cai automaticamente. Não há como planar. Nesse caso, você não tem escolha, o avião cai”, disse. Cabe ressaltar, entretanto que ainda não há confirmação de que a aeronave tenha caído.
O último contato feito com os ocupantes foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira, 06, no ACC (Centro de Controle da Área Comodoro). Na ocasião, o avião estava nas proximidades da área da Bahía Bustamante – o destino era Trelew. O desaparecimento foi notificado às 17h.
Condições climáticas desfavoráveis
Conforme o Estadão, a região de Chubut, onde ocorreu a decolada, estava em alerta amarelo emitido pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, devido às condições climáticas. Estavam previstas chuvas fortes combinadas com rajadas de vento.
A Defesa Civil argentina informou que chovia bastante na região quando o avião desapareceu, mas isso não era impedimento para o voo. O avião sobrevoava uma região entre o mar e a costa.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) detalhou 1que a aeronave, fabricada em 2016, está registrada em nome de Antonio Carlos de Castro Ramos e se encontra em situação normal de operação.
Buscas
As buscas foram iniciadas apesar das condições meteorológicas. O destacamento marítimo da Guarda Costeira procura vestígios no mar. A Força Aérea Argentina e a Defesa Civil de Chubut mobilizaram aeronaves e equipes para as buscas terrestres. Os trabalhos foram interrompidos durante a noite, mas retomadas na manhã desta quinta.
Ainda segundo o Estadão, havia esperança de que, devido à falta de condições ideais de navegabilidade, o avião pudesse ter pousado em alguma pista de pouso da região.
O La Opinión Austral divulgou um vídeo que mostra a cabine da aeronavede Toninho Ramos.
Quem eram os tripulantes
Antônio Carlos Castro Ramos, proprietário da construtora ACCR, é morador de Florianópolis e considerado um dos grandes nomes do ramo, em Santa Catarina. Um amigo próximo confirmou para a reportagem do ND+ que o empresário morava no Centro de Florianópolis.
Toninho, como é conhecido por pessoas próximas, é torcedor do Avaí, casado e tem dois filhos adultos.
Mário Pinho, ou Marinho como é conhecido, estudou na FURB (Universidade Regional de Blumenau) e também na Escola Técnica Federal de Pelotas, no RS. Além disso, fez Pós-Graduação em Gestão empresarial na Instituição FGV (Fundação Getúlio Vargas).
O terceiro passageiro do pequeno avião RV-10, prefixo PP-ZRT, é o médico ginecologista Gian Carlos Nercolini.
Fonte: ND +
Comentar pelo Facebook