cresol mobile

07.04.2021 às 18:11h - atualizado em 07.04.2021 às 18:25h - Saúde

Município confirma primeiro caso de dengue

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Município confirma primeiro caso de dengue
Reunião no gabinete do prefeito de Santa Helena, para discussão de medidas referentes ao combate da dengue no município

Continua depois da publicidade

Santa Helena confirmou o primeiro caso de dengue do município no final de março. Conforme o agente de endemias, Joel Godóis, o município fez a coleta de exames da pessoa infectada e encaminhou para Chapecó, onde a doença foi constatada. O setor epidemiológico visitou a pessoa com objetivo de fazer o monitoramento e o paciente apresentava sintomas típicos de dengue, como alergia e dores musculares.

Segundo Godóis, não é possível confirmar se a pessoa contraiu a doença no município ou em outro lugar. Ele frisa que existe inclusive a possibilidade de que o mosquito tenha vindo com algum carro ou caminhão de outro lugar. Como medida de prevenção, foi aplicado fumacê na cidade, na tarde desta terça-feira, 6, com um carro do setor epidemiológico de São Miguel do Oeste, especializado para o serviço.

Joel Godóis enfatiza que Santa Helena dispõe de sete armadilhas e seis pontos estratégicos para identificar focos do mosquito da dengue. O município já era infestado pelo mosquito, mas este foi o primeiro caso confirmado da doença. Nesta terça-feira ainda houve reunião entre representantes da administração municipal e da Regional de Saúde, para discutir e adotar ações imediatas. O agente de endemias solicita para a população verificar caixas de água e não deixar água parada em vasos de flores ou outros lugares que possam gerar a proliferação do Aedes Aegypti.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.