07.04.2021 às 18:11h - atualizado em 07.04.2021 às 18:25h - Saúde
Santa Helena confirmou o primeiro caso de dengue do município no final de março. Conforme o agente de endemias, Joel Godóis, o município fez a coleta de exames da pessoa infectada e encaminhou para Chapecó, onde a doença foi constatada. O setor epidemiológico visitou a pessoa com objetivo de fazer o monitoramento e o paciente apresentava sintomas típicos de dengue, como alergia e dores musculares.
Segundo Godóis, não é possível confirmar se a pessoa contraiu a doença no município ou em outro lugar. Ele frisa que existe inclusive a possibilidade de que o mosquito tenha vindo com algum carro ou caminhão de outro lugar. Como medida de prevenção, foi aplicado fumacê na cidade, na tarde desta terça-feira, 6, com um carro do setor epidemiológico de São Miguel do Oeste, especializado para o serviço.
Joel Godóis enfatiza que Santa Helena dispõe de sete armadilhas e seis pontos estratégicos para identificar focos do mosquito da dengue. O município já era infestado pelo mosquito, mas este foi o primeiro caso confirmado da doença. Nesta terça-feira ainda houve reunião entre representantes da administração municipal e da Regional de Saúde, para discutir e adotar ações imediatas. O agente de endemias solicita para a população verificar caixas de água e não deixar água parada em vasos de flores ou outros lugares que possam gerar a proliferação do Aedes Aegypti.
Comentar pelo Facebook