07.03.2025 às 08:59h - atualizado em 07.03.2025 às 09:35h - Extremo Oeste

Operação Verão termina com redução no número de afogamentos na região

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Operação Verão termina com redução no número de afogamentos na região
Foto: Divulgação/ Governo de SC

A Operação Estação Verão 2024-2025 do Corpo de Bombeiros chegou ao fim na última quarta-feira, 5, trazendo um balanço positivo para a região do Extremo Oeste. De acordo com o subcomandante do 12° Batalhão Bombeiros Militar e coordenador da operação, Major Michael Magrini, houve uma redução nos casos de afogamento em comparação com o ano anterior.

A ação começou em dezembro e terminou nesta quarta-feira, 5, com equipes de guarda-vidas atuando em dois pontos do Rio Uruguai, nos municípios de Itapiranga e Mondaí. Durante a operação, foi registrada apenas uma morte por afogamento no rio, contra quatro óbitos na temporada passada.

Além disso, os bombeiros atenderam um caso de arrastamento, um afogamento onde a vítima foi encaminhada ao hospital e realizaram oito salvamentos. Fora do período da operação, a região ainda registrou duas mortes por afogamento – uma em piscina e outra em um rio.

Prevenção como foco

Para reduzir os riscos, o Corpo de Bombeiros investe cada vez mais em prevenção. Uma das iniciativas é a Operação Golfinho, que orienta crianças e adolescentes sobre os cuidados ao entrar na água. Nesta temporada, cerca de 300 alunos participaram do projeto.

Segundo o major Magrini, é fundamental fortalecer a cultura de prevenção e conscientização para evitar acidentes. "O trabalho de guarda-vidas é essencial, mas ensinar desde cedo sobre os perigos da água pode salvar muitas vidas", afirmou em entrevista.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.