07.03.2025 às 09:25h - São Miguel do Oeste

Município de São Miguel do Oeste tem oito moradores de rua, todos com família na cidade

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Município de São Miguel do Oeste tem oito moradores de rua, todos com família na cidade
Foto: Divulgação/ Ascom

São Miguel do Oeste tem atualmente oito pessoas vivendo em situação de rua, todas com laços familiares no município. A informação foi confirmada pelo secretário de Assistência Social, Paulo Henrique Couto, durante entrevista ao programa Peperi Entrevista.

De acordo com Couto, essas pessoas foram identificadas e já são acompanhadas pela secretaria. Todos são homens, e alguns possuem residência própria, mas optaram por permanecer nas ruas. Segundo ele, a rotina desses moradores é marcada por períodos nas calçadas, intercalados com retornos esporádicos para casa.

O secretário destacou que já houve contato com os familiares e que alguns desses homens chegaram a ser internados, mas acabaram voltando para as ruas. Para lidar com o problema, o município realizou uma reunião nesta semana e definiu novas estratégias de abordagem e assistência.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelo poder público, segundo Couto, é o direito de escolha desses moradores. Ele explicou que a maioria faz uso contínuo de álcool, o que pode levar à necessidade de internação involuntária, caso seja considerada essencial para a segurança deles.

Entre as medidas definidas para enfrentar a situação, a Polícia Militar passará a fazer abordagens mais frequentes e registrará boletins de atendimento, que serão enviados à Assistência Social.

Além disso, as assistentes sociais intensificarão o acompanhamento das pessoas em situação de rua e familiares, com o objetivo de ajudar na reintegração e incentivar os tratamentos necessários.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.