07.03.2025 às 15:18h - atualizado em 07.03.2025 às 15:21h - Economia
Os municípios estão mobilizados para o fechamento do Movimento Econômico de 2024. Março é o mês que ocorre o levantamento do movimento econômico do ano anterior. É o período que os municípios buscam correções para ajustes visando impactar de maneira positiva. O objetivo é reverter valores que não estejam sendo considerados no momento.
Segundo a Coordenadora do Movimento Econômico de São João do Oeste, Tatiele Reinehr, já é possível apontar que o município terá acréscimo em comparação a 2023, porém o crescimento no valor geral do movimento econômico não será expressivo. Ela cita a instabilidade econômica e a estagnação do agronegócio. São João do Oeste registra evolução na indústria e comércio, sendo o setor de melhor resultado. Já o movimento agropecuário está estagnado, mantendo valores semelhantes dos últimos anos.
Tatiele Reinehr, salienta que o agropecuário segue como destaque no movimento econômico, porém perdeu fôlego no seu crescimento nos últimos anos. De acordo com ela, ocorrem novos investimentos especialmente em aviários e chiqueiros, mas diversas famílias não conseguem a sucessão familiar e encerram as atividades, especialmente na produção de leite.
Tatiele considera que a situação é semelhante nos demais municípios da região, com particularidades de cada um. Ela avalia que o setor agropecuário tem potencial para expandir mais. A Ameosc já promoveu uma reunião extraordinária para debater temas estratégicos para o desenvolvimento econômico dos municípios.
Comentar pelo Facebook