07.02.2023 às 13:59h - Política

Câmara recebe denúncia com pedido de cassação do vereador Vanirto Conrad

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Câmara recebe denúncia com pedido de cassação do vereador Vanirto Conrad
Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oste recebeu uma denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o vereador do PDT, Vanirto Conrad. O pedido foi protocolado por Rildo Lazaratto. Na denúncia, ele cita que o vereador participou dos atos realizados em frente ao 14º RCMec. Os protestos eram contra a o resultado das eleições e os manifestantes pediam a intervenção militar. O denunciante cita que Vanirto participou dos atos e também do trancamento da rodovia nos dias 1º e 2º de novembro. De acordo com a denúncia, o vereador descumpriu o Artigo 32 da Lei Orgânica municipal. O texto legal prevê que “perderá o mandato do vereador que proceder de modo incompatível com o decoro parlamentar ou atentatório às instituições”. Rildo também cita que a conduta adotada por Vanirto fere o Código de Ética da câmara.

A denúncia protocolada contra o vereador Vanirto Conrad também cita que ele convocou as pessoas para participarem da sessão em que foi votada a moção de repúdio contra a vereadora Maria Tereza Capra. Segundo o documento, o vereador do PDT teve interesse direto e pessoal na cassação da vereadora, além de incitar a população contra a petista, condutas não compatíveis com a condição de presidente da casa. O documento pede que a mesa direta da câmara encaminhe o caso a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e instaure o processo disciplinar para apurar a quebra de decorro parlamentar supostamente cometida por Vanirto Conrad. O pedido principal é pela cassação do mandato do vereador do PDT.

A denúncia de cassação do vereador VANIRTO CONRAD está com a mesa diretora da casa que tem 15 dias para encaminhar o caso para a comissão de ética da câmara. A informação é do presidente da comissão, Carlos Agostini. Ele disse que o pedido ainda está com a mesa diretora. Ele frisou que a comissão, se receber a denúncia, vai analisar o caso respeitando o que prevê a lei orgânica. O presidente da câmara, Vagner Passos disse agora pela manhã que a mesa diretora está analisando a situação. Ele anunciou que vai marcar uma coletiva de imprensa para se manifestar sobre o encaminhamento que será dado a denúncia. A Peperi tentou contato com o vereador Vanirto Corand, mas ele não atendeu as ligações e nem retornou as mensagens.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.