06.10.2021 às 17:37h - atualizado em 07.10.2021 às 09:21h - Geral

São João do Oeste possui nove focos de Tuberculose e Brucelose

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

 São João do Oeste possui nove focos de Tuberculose e Brucelose
Ilustrativa

Nove propriedades estão interditadas por brucelose e tuberculose.

O município de São João do Oeste está adotando novas medidas para conter o avança das doenças no rebanho, especialmente no gado destinado a produção de leite.

Conforme o secretário da Agricultura, Rogério Rech, são nove propriedades interditadas pela Cidasc e que passam pela realização de exames em período de saneamento para identificação de Tuberculose e Brucelose. Quando o resultado é positivo os animais são abatidos seguindo as regras sanitárias para controle das doenças. O proprietário é indenizado, porém sem atingir o valor de mercado do animal.

O secretário lembra que São João do Oeste possui programa para realização de exames, com pagamento de 15 reais para cada teste realizado. Os veterinários da secretaria da Agricultura também estão autorizados a realizarem os exames, porém fora do horário de expediente e sem uso de veículos da prefeitura.

Rech destaca que nos próximos dois anos todas as propriedades que possuem atividade leiteira precisam realizar exames de Tuberculose e Brucelose. Atualmente são aproximadamente 27 mil e 700 animais, que serão examinados em quatro etapas. Este procedimento deve ser repetido a cada três anos para garantir a sanidade animal conforme exigências da Cidasc, seguindo recomendações do Ministério da Agricultura.

Segundo Rogério Rech, os cuidados são necessários devido ao alto risco de contaminação da Tuberculose e Brucelose. O município iniciará roteiro de exames no primeiro semestre de 2022 nas comunidades de Beato Roque, Vale Pio, Cristo Rei e Palmeiras. Propriedades já certificadas precisam realizar exames anuais para manter este status.

Rech recomenda que animais de alto valor comercial tenham monitoramento mais constantes, pois o custo dos exames é baixo em comparação ao valor dos animais. Ele avalia que após o saneamento estiver concluído deve reduzir de maneira significativa o número de focos das doenças.

O secretário anunciou que a partir do ano que vem serão implementadas novas leis de incentivo para o controle da Tuberculose e Brucelose em São João do Oeste.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.